Manifestantes invadem gabinete do primeiro-ministro do Sri Lanka, enquanto presidente foge do país

A crise política e econômica do Sri Lanka se intensificou quando manifestantes invadiram o escritório do primeiro-ministro na quarta-feira, exigindo que os líderes do país renunciassem depois que o presidente Gotabaya Rajapaksa fugiu para as Maldivas sem renunciar.

Esperava-se que Rajapaksa renunciasse formalmente na quarta-feira, mas deixou o país atingido pela crise e nomeou o primeiro-ministro, Ranil Wickremesinghe, como seu líder interino, citando uma seção da constituição que permite que um primeiro-ministro “desempenhe os poderes, deveres e funções do cargo” do presidente” quando ele está doente ou “ausente” do Sri Lanka.

Wickremesinghe também deveria renunciar formalmente “para abrir caminho para um governo de todos os partidos”.

A medida enfureceu ainda mais os manifestantes, que querem que os dois líderes deixem seus cargos enquanto os 22 milhões de habitantes do país lutam para comprar bens básicos, combustível e remédios.

Centenas de manifestantes invadiram o complexo do escritório do primeiro-ministro na maior cidade do Sri Lanka, Colombo, na quarta-feira e entraram no local, de acordo com imagens do local e testemunhas locais.

O terreno agora foi tomado por manifestantes que estão se reunindo em comemoração, após confrontos com policiais armados nos portões da propriedade. Pelo menos 30 pessoas ficaram feridas e foram internadas no hospital, de acordo com o Hospital Nacional de Colombo.

Uma enfermeira do hospital disse à CNN que muitas pessoas foram trazidas devido à inalação de gás lacrimogêneo, enquanto outras tiveram cortes e hematomas provavelmente recebidos ao tentar pular cercas. A enfermeira não confirmou nenhum ferimento por arma de fogo.

Na propriedade, as pessoas podiam ser vistas na varanda, acendendo fogos de artifício e agitando a bandeira do Sri Lanka, segundo testemunhas.

Manifestantes do lado de fora exigiram que nem o presidente nem o primeiro-ministro “sejam poupados”.

Isso ocorre após meses de crescente raiva pela crise econômica, com Rajapaksa acusado de corrupção de alto nível e má administração que acabou levando o país à falência.

Enquanto os manifestantes tomavam as ruas, o presidente em exercício Wickremesinghe nomeou um comitê de comandantes das forças armadas chefiados pelo chefe do Estado-Maior da Defesa, tenente-general Shavendra Silva, para “restaurar a lei e a ordem” no país, disse um oficial militar de alto escalão à CNN. Quarta-feira.

Wickremesinghe declarou estado de emergência em todo o Sri Lanka e toque de recolher na quarta-feira, apenas para depois cancelar ambas as ordens, de acordo com o gabinete do primeiro-ministro.

Em Colombo, um punhado de manifestantes também entrou nas instalações da emissora estatal Sri Lanka Rupavahini na quarta-feira, negociando um “acordo” com a equipe de transmissão para não dar tempo de antena a políticos como Wickremesinghe. A emissora, em vez disso, tocou programas de história e cultura.

O presidente foge

Rajapaksa foi forçado a anunciar sua renúncia depois que mais de 100.000 pessoas se aglomeraram do lado de fora de sua residência no fim de semana.
Sua renúncia planejada o deixaria sem imunidade presidencial – potencialmente expondo-o a uma série de acusações legais e segurança reduzida.

Depois de serem impedidos de deixar o país pelo menos duas vezes na segunda-feira, Rajapaksa e sua esposa conseguiram fugir para Malé, nas Maldivas, na quarta-feira, segundo um oficial de segurança de alto escalão.
Eles voaram em um avião de transporte de tropas AN32 da Força Aérea do Sri Lanka pouco antes de ele deixar o cargo.

O controle de tráfego aéreo das Maldivas recusou o pedido de pouso do avião até uma intervenção do presidente do Parlamento das Maldivas e ex-presidente Mohamed Nasheed, segundo o funcionário.

Um porta-voz de Nasheed não confirmou nem negou a intervenção.
A Força Aérea do Sri Lanka confirmou na quarta-feira a saída de Rajapaksa, dizendo em um comunicado: “De acordo com o pedido do governo e de acordo com os poderes conferidos a um presidente na Constituição do Sri Lanka, a força aérea do Sri Lanka forneceu um avião hoje cedo. para levar o presidente, sua esposa e dois oficiais de segurança para as Maldivas.”

Rajapaksa foi anteriormente impedido de sair do Aeroporto Internacional de Bandaranaike, na segunda-feira, depois de se recusar a entrar em uma fila de imigração pública, disse uma fonte militar de alto escalão à CNN.

Assessores de Rajapaksa chegaram ao aeroporto de Colombo na segunda-feira com 15 passaportes pertencentes ao presidente e membros de sua família – incluindo a primeira-dama Ioma Rajapaksa – que haviam reservado assentos em um voo da Sri Lankan Airlines com partida para Dubai às 18h25. hora local, segundo a fonte militar.

Mas os oficiais de imigração se recusaram a processar os passaportes dados a eles por assessores presidenciais, pois Rajapaksa e sua família não estavam fisicamente presentes para verificações cruzadas.

Eventualmente, o voo partiu sem o presidente e sua família a bordo, acrescentou a fonte.
Outra tentativa foi feita para levar a família em um voo da Etihad programado para sair de Colombo para Abu Dhabi às 21h20. local, segundo a fonte, no entanto ocorreu o mesmo problema, pois os Rajapaksas se recusaram a entrar na fila da imigração pública para o voo.

Em ambos os casos, a família Rajapaksa estava em um saguão de aeroporto próximo, esperando a confirmação de que poderiam embarcar sem filas entre os membros do público, disse a fonte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *