Prefeitura de Presidente Figueiredo reforça medidas preventivas e vacinação para conter avanço da covid-19

Centro de Referência para Síndromes Gripais, voltou a funcionar nesta segunda-feira (11/07), disponibilizando testes e vacinas e todas as UBS da sede possuem imunizante contra a doença

A prefeita de Presidente Figueiredo, Patrícia Lopes, determinou a reabertura do Unidade de Referência para Síndromes Gripais e covid-19, na Unidade Básica de Saúde (UBS) Francisco Xavier, a partir desta segunda-feira (11/07), que vai concentrar a realização de testes para detecção da doença. A medida, de caráter preventivo, inclui ainda a realização de mutirões de vacinação e ações de busca ativa, para ampliar a imunização da população contra a doença, na sede e zona rural do município e campanhas de incentivo a vacinação em escolas e órgãos públicos do município.

“Não há motivos para pânico, mas, como estamos diante de um crescimento significativo de novos casos e novas variantes da covid-19, especialmente, na capital, de onde vem a maioria das centenas de turistas que recebemos, principalmente aos finais de semana, o que temos a fazer é nos prevenir e, não há melhor prevenção que a vacina, além do higiene das mãos e o uso da máscara em lugares de grande aglomeração de pessoas”, alerta a prefeita.

De acordo com dados da Coordenação de Vigilância em Saúde do Município, o município registrou na última semana, 229 novos casos de pacientes diagnosticados da doença, contra os três casos registrados na semana anterior. Só nesta segunda–feira foram confirmados 38 novos.

“Não há casos de pacientes em estado grave ou mortes, todos os pacientes diagnosticados estão medicados e em isolamento social, em casa. “Como nosso hospital é de urgência e emergência, reativamos o Centro de Referência para Síndromes Gripais, onde centralizamos o atendimento aos paciente com sintomas da covid-19”, explica a secretária municipal de Saúde, Mariane Abreu, acrescentando ainda que o centro funciona na Unidade Básica de Saúde (UBS) Francisco Xavier, onde também estão sendo ofertadas vacinas contra a doença.

Emmy Machado, coordenadora da Vigilância em Saúde, informar que as instituições de saúde do município vem seguindo todas as orientações técnicas do Plano Estadual de Expansão de Testagem, Rastreio e Monitoramento de Contatos para Covid-19.

Caroliny Maia, coordenadora de Imunização do Município de Presidente Figueiredo, informa que além do centro de referência, os imunizantes contra covid-19 estão disponíveis nas outras UBSs da sede, exceto a vacina Pfizer pediátrica, que só é ofertada na UBS Raul Tejedo, antiga Bruna Braga.

O horário de funcionamento das unidades de saúde, na sede do município, é de 7h às 17h, mas, semanalmente, uma unidade funciona com horário estendido, com atendimento indo até 21h.
Na zona rural, a equipe móvel de imunização está realizando a busca ativa por pessoas não vacinada, porta a porta, em todas as comunidades, onde também é possível receber a vacina nas UBS. No total, presidente Figueiredo tem 14 salas de imunização. Na UBS de Balbina, a vacinação ocorre toda quarta-feira, pela manhã, no horário de 8h às12h e, à tarde, 13h30 às 15h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *