Prefeitura de Manaus inicia implantação de rip-rap para conter erosão no conjunto Jardim Primavera

Para conter uma erosão de aproximadamente 30 metros, na rua Inês Mezzano, conjunto Jardim Primavera, no bairro Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), trabalha nesta terça-feira, 12/7, na contenção do problema no local e implantação de um rip-rap, que irá solucionar o problema na área.

Aproximadamente dez servidores da Seminf executam uma técnica aplicada como alternativa para a estabilização de taludes e a contenção erosiva em áreas alagadiças, equilibrando o solo. O trabalho de contenção da erosão, consiste na colocação de sacas contendo cimento e areia que, que depois de molhadas, formam um paredão em concreto, protegendo os taludes e evitando as erosões e deslizamentos de terra. 

O chefe de dragagem e drenagem da Seminf, Ednaldo Ramos, responsável pela obra, explica que a colaboração da população, não jogando lixo em local irregular, é fundamental para a manutenção do serviço e a segurança da área.

“Muitos serviços que hoje estamos realizando, poderiam ser evitados se o lixo fosse descartado no local correto. O lixo que é jogado em lugar irregular, sempre volta devido os bueiros entupidos, o que acarreta em rompimentos e desanelamento de redes de drenagem, inundações, além de danificar o solo. Aqui, a erosão atingiu a via e por pouco não causou um acidente”, explicou Ednaldo.

Os servidores da Seminf iniciaram os trabalhos realizando toda a limpeza do local e restaurando as áreas atingidas. A via ainda receberá serviços básicos, como a recuperação de meio-fio, sarjeta e asfalto. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *