SES-AM realiza oficina de qualificação da Rede de Cuidados à Pessoa Com Deficiência do Amazonas

A Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) deu início à oficina de qualificação da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência (RCPD), no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), no estado do Amazonas. O evento, realizado na capital em parceria com o Ministério da Saúde, começou na quarta-feira (29/06) em formato híbrido, presencial e virtual, para o público da capital e do interior do estado.

A coordenadora da Rede de Atenção da Pessoa com Deficiência da SES-AM, Claudia Corrêa, destaca que as oficinas vão alinhar métodos sobre a qualidade da rede para pessoas com deficiência (PcDs). “A importância dessa oficina é alinharmos algumas estratégias para a continuidade da rede da pessoa com deficiência, o cuidado, as oficinas ortopédicas, os CER que são serviços de reabilitação e o Pronas para as unidades que são filantrópicas”, destacou.

Ao longo dos dois dias de evento, a expectativa é que se promovam trocas de experiências entre os serviços de reabilitação da RCPD no Amazonas, além de proporcionar aprimoramento técnico/conceitual dos profissionais que atuam nos serviços de reabilitação, quanto ao processo de reabilitação das pessoas com deficiência. Além disso, serão alinhadas às estratégias para a continuidade da qualificação da produção do cuidado em saúde nos Centros Especializados em Reabilitação e Oficinas Ortopédicas no Amazonas.

Durante o primeiro dia de atividades, foram discutidos a elaboração do plano de intervenção, envolvendo os serviços de reabilitação, gestões local e federal, para o aprimoramento do Fluxo assistencial da Rede de Atenção à Saúde (RAS); os processos de trabalho para fortalecimento da RCPD no Amazonas; e o aprimoramento do cuidado às PcDs.

A oficina é direcionada para os profissionais da rede pública de saúde, como representantes do grupo condutor da RCPD no estado, coordenadores do Centro Especializado em Reabilitação (CER) habilitados e de oficinas ortopédicas, profissionais de reabilitação, representantes da superintendência do Ministério da Saúde, gestores estaduais e municipais e representantes de entidades sem fins lucrativos.

As atividades seguem nesta quinta-feira (30/06) com a avaliação de funcionalidade da pessoa com deficiência e elaboração de projeto terapêutico singular (PTS), a organização da rede de cuidados à pessoa com deficiência e com grupos de trabalhos para a elaboração de proposta de Plano de intervenção para implementação da rede no Amazonas.

Acesso

A Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência (RCPD) busca ampliar o acesso e qualificar o atendimento às pessoas com deficiência temporária ou permanente; progressiva, regressiva ou estável, intermitente ou contínua no SUS.

No Amazonas, a RCPD foi ampliada com a contratualização de novos CER nas modalidades física e intelectual, sendo eles: o Centro de Vida Independente (CVI), na zona centro-sul, e o Abrigo Moacyr Alves, na zona centro-oeste, além do CER III, na Policlínica Codajás, com serviços para deficiência visual. Ambos têm a finalidade de possibilitar o acesso a essa população e reorganizar os fluxos de atenção ao público em todas as faixas etárias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *