Parintins 2022: SES-AM divulga balanço de atendimentos em saúde durante a primeira noite de Festival

Na primeira noite do 55º Festival Folclórico de Parintins, na sexta-feira (24/06), 133 atendimentos foram realizados na estrutura montada para dar suporte em saúde na Ilha Tupinambarana (a 369 quilômetros de Manaus). O balanço foi divulgado pela Sala de Análise de Situação de Saúde, montada para o festival deste ano pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) e em parceria com a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto e a secretaria municipal de saúde.

Nas últimas 24h, foram realizados 133 atendimentos, sendo 77 no Hospital Jofre Cohen, 34 na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e 22 nos ambulatórios dos bumbás Garantido e Caprichoso, sendo 11 de cada um dos postos. O Governo do Estado providenciou, ainda, a transferência de dois pacientes, em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) aérea, para procedimentos na capital. 

“Nesta primeira noite, não tivemos registros graves nas estruturas de saúde montadas pelo Estado com a mesma quantidade de atendimentos em cada um dos ambulatórios. Os brincantes que se sentiram mal foram rapidamente socorridos e dois, que precisaram de mais suporte, foram removidos de ambulância para o Jofre Cohen”, afirma o secretário de Estado de Saúde, Anoar Samad.

Entre as principais causas para os atendimentos em saúde, estão diarréia (23,4%), síndrome gripal (18,8%), trauma (10,3), acidentes de trânsito (7%) e Infecção Relacionadas à Assistência à Saúde (3,9%), além dos atendimentos de Faringoamigdalite, Covid-19 e acidentes de trabalho que representam 2,3% cada. Houve ainda 1,6% de atendimentos relacionados à hipótese diagnóstica de tuberculose.

Os dados apontam que 51,11% dos pacientes atendidos nas estruturas de saúde, na sexta-feira, são de residentes de Parintins; 34,67% são turistas nacionais; 0,44% turistas internacionais; 7,11% trabalhadores do evento; e 6,67% outros.

Desde a festa dos visitantes, na quinta-feira (23/06), 327 atendimentos e 224 procedimentos em saúde já foram prestados à população durante este festival. A maioria dos procedimentos foram de administração de medicamentos, em seguida estão curativos, aferição de pressão, exames de raio-X, outros exames e teste de glicemia.

Transferência

O Governo do Amazonas garantiu a remoção de dois pacientes, via UTI aérea, do Hospital Jofre Cohen para o Hospital e Pronto-Socorro (HPS) João Lúcio, em Manaus. Os pacientes, uma mulher, 37, e um homem, 42, foram transferidos na noite de sexta-feira (24/06) para receberem tratamento especializado na capital.

A paciente precisou da remoção após sofrer um traumatismo craniano grave. No HPS João Lúcio, a mulher passará por avaliação oftalmológica, neurocirurgia e cirurgia bucomaxilofacial. E o paciente do sexo masculino foi transferido devido à um quadro de insuficiência renal e passará por avaliação com nefrologista e por hemodiálise.

O médico clínico geral Carlos Barros acompanhou os pacientes na UTI aérea providenciada pelo Governo do Estado. “O transporte aéreo é crucial para a sobrevivência dos pacientes. Num tempo mais curto de trajeto, como uma UTI aérea, é possível fazer a estabilização com mais facilidade. Quanto mais rápido chegar ao hospital, melhor para o paciente”, afirma.

Estrutura

Para o atendimento de saúde durante as apresentações dos bois, foram instalados no Bumbódromo dois ambulatórios (Azul e Vermelho) com seis leitos, sendo dois deles com equipamentos de Suporte Avançado de Vida. Os eventos de saúde ocorridos na área externa do Bumbódromo, os locais de atendimento são a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) 24h e o Hospital Jofre Cohen, que possui 11 leitos de UTI entregues pelo Governo do Estado em outubro de 2021.

Além dos ambulatórios, três ambulâncias estão atuando no suporte às ações de saúde nas três noites do festival. Os veículos estão estacionados no aeroporto Júlio Belém, no balneário Cantagalo, localizado na comunidade do Aninga, e na Praça Digital, no centro da cidade. No período noturno as ambulâncias permanecem no Bumbódromo, para dar suporte aos eventos de saúde durante as apresentações dos bois Caprichoso e Garantido.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *