Em Parintins, FVS-RCP inaugura Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), inaugurou, neste sábado (25/06), a sala do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs) em Parintins (a 369 quilômetros de Manaus).

A implantação do Cievs em Parintins visa a ampliação da Rede Cievs Nacional, que faz parte da política nacional das emergências em saúde pública, com o intuito de observar as doenças de notificação imediata, tratando de surtos e serviços que exigem dentro da vigilância uma resposta precisa e objetiva, para fortalecer as ações de controle de doenças e eventos em saúde no município e no estado do Amazonas.

“Com a inauguração do Cievs em Parintins, o Amazonas passa a ter mais um Cievs em sua rede, ganhando também na detecção de doenças ou agravos e monitoramento com decisões que precisam ser tomadas de forma rápida para evitar agravamento de situações”, afirma a diretora-presidente Da FVS-RCP, Tatyana Amorim.

De acordo com a coordenadora do Cievs no Amazonas, Josielen Amorim, o país possui atualmente 164 Cievs. Dentre esses, 12 estão no Amazonas, considerando o da capital. “A gente vem tendo essa ampliação dos Cievs no Amazonas desde dezembro, e agora em Parintins. A ampliação para esse município estratégico representa maior detecção de eventos em saúde”, afirma Josielen.

O secretário municipal de saúde de Parintins, Clerton Rodrigues Florêncio, destacou que o novo Centro tem grande relevância para o monitoramento de doenças no município. “A gente qualifica a questão da informação. Esse fluxo de informações de qualidade é fundamental para que possamos gerar as ações necessárias para implementar a atuação da Vigilância em Saúde de Parintins”, afirmou o secretário.

Para a coordenadora de Vigilância em Saúde de Parintins, Elaine Pires, a inauguração do Cievs é um ganho para o município. “O Cievs em Parintins é superimportante para fortalecer as ações de prevenção, monitoramento e direcionamento das ações para a Vigilância em Saúde municipal”, afirma Elaine. 

Festival Folclórico

A primeira grande ação do Cievs em Parintins é o monitoramento do Festival Folclórico de Parintins, um dos maiores eventos de massa do Amazonas.

“Um dos papéis do Cievs é o monitoramento de eventos de massa. Nós atuamos antes, durante e após o evento, identificando todos esses fluxos e os serviços, trabalhamos durante o evento na identificação, monitoramento, surtos ou possíveis situações que saem de um padrão”, detalha Josielen Amorim.

Cievs

O Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs) atua no recebimento, detecção, avaliação e monitoramento de notificações, análise de dados e informações estratégicas relevantes à prática de vigilância em saúde, criando meios de identificação e intervenção precoce nas emergências em saúde pública de relevância estadual e nacional, estimando o risco de expansão destes eventos.

Referência

A FVS-RCP é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas. A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus. O contato telefônico da FVS-RCP é o (92) 3182-8510.

FOTOS: Abrahão Graham/FVS-RCP

SONORAS: Josielen Amorim, coordenadora do Cievs no Amazonas | Clerton Rodrigues Florêncio, secretário municipal de saúde de Parintins | Elaine Pires, coordenadora de Vigilância em Saúde de Parintins

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *