Visa Manaus participa de reunião nacional com a Anvisa para implantação de Sistema de Gestão da Qualidade

Representantes da Vigilância Sanitária da Prefeitura de Manaus (Visa Manaus) participaram, nesta terça-feira, 21/6, de uma reunião com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e outras Vigilâncias municipais do país, como parte do projeto para implantação de um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) nos órgãos desse segmento.

A reunião de apresentação do projeto Integravisa – 2º Ciclo de Implantação do SGQ nas unidades do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS) é uma iniciativa da Anvisa para orientar e estimular a adoção do SGQ pelas Visas municipais, com o objetivo de aperfeiçoar os processos de trabalho e qualificar as ações e serviços em Vigilância Sanitária oferecidos à população, em todo o território nacional.

Em Manaus, os participantes do evento se encontraram na sede da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), no bairro Adrianópolis, zona Centro-Sul, para acompanhar a reunião por via remota.

A subsecretária municipal de Gestão da Saúde, Aldeniza Araújo, participou da reunião e destacou o esforço das equipes na busca pela qualificação.

“A Visa Manaus vem afirmando continuamente a sua importância no cenário nacional de Vigilância Sanitária. Além de se destacar nesta etapa do Integravisa, sendo a única instituição da região Norte a participar do projeto, também vem promovendo a capacitação constante dos seus servidores, fortalecendo e acelerando a implementação do SGQ. Tudo isso traz benefícios, porque aprimora o serviço, tornando-o mais resolutivo, mais célere, atendendo melhor às necessidades da população e da Vigilância Sanitária como um todo”, afirmou.

A diretora em exercício da Visa Manaus, Maria do Carmo Leão, destacou o esforço feito pela equipe para concretizar a implantação da Gestão da Qualidade nas suas rotinas de trabalho.  

“Temos atuado em várias frentes: destacando servidores para participar de capacitações sobre o SGQ para atuarem como multiplicadores, realizando reuniões periódicas para planejamento e acompanhamento de metas, e pesquisando iniciativas similares em outras cidades brasileiras, a fim de transformarmos a nossa prática diária na direção de um cuidado cada vez mais eficiente e integral junto à população”.

Aprimoramento

A Visa Manaus foi uma das dez vigilâncias municipais selecionadas pela Anvisa para participar do atual ciclo do projeto Integravisa, que terá duração de 12 meses. Nesse período, a Agência irá oferecer a consultoria do Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC), por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), do Ministério da Saúde, para auxiliar na implementação do SGQ nos órgãos escolhidos. Além da Visa Manaus, participam desta fase as Visas de Fortaleza, Goiânia, João Pessoa, Recife, Rio de Janeiro, São Luís, São Paulo, Teresina e Vitória.

Ao todo, sete servidores da Semsa, incluindo os da Visa Manaus, concluíram o curso EaD “Implantação do SGQ em unidades do SNVS”, oferecido pela Anvisa, também em parceria com o HAOC, no ano passado. Esses servidores compõem um grupo de trabalho, junto aos gestores da Visa Manaus, com o objetivo de consolidar a adoção de práticas de SGQ e incorporá-las definitivamente à atuação diária da Vigilância municipal, para servir cada vez melhor à população de Manaus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *