Governo do Amazonas realiza passagem de som aberta ao público no Bumbódromo

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, abre as portas do Centro Cultural Bumbódromo para receber o público na passagem de som dos bumbás Caprichoso e Garantido, nesta terça e quarta-feira (21 e 22/06), às 20h. A entrada é gratuita, e o evento funciona como um esquenta para as galeras dos bois e músicos das duas agremiações, que afinam os detalhes da apresentação para o fim de semana.

A pasta também vai realizar os últimos ajustes na estrutura de entrada do Bumbódromo, conforme adianta o secretário Marcos Apolo Muniz.

“O público poderá ter acesso de forma gratuita e sentir um pouco dessa emoção do boi que ele torce”, afirma.

A primeira passagem de som acontece nesta terça-feira (21/06), com o boi-bumbá Caprichoso. Os portões da entrada da galera azulada vão ser abertos às 19h, e a passagem de som, com as toadas das três noites do festival, inicia às 20h. De acordo com o presidente do Caprichoso, Jender Lobato, os itens oficiais do bumbá têm participação confirmada.

“Essa passagem de som é o momento de ajustar tudo, afinar todos os detalhes e fazer vários testes, para que a gente chegue nos dias 24, 25 e 26 e possa promover o grandioso espetáculo que estamos programando há muito tempo”, detalha Lobato.

Depois de dois anos de saudade, reencontrar o Bumbódromo lotado pela galera azulada, já na passagem de som, é um dos maiores desejos do Caprichoso, segundo Lobato.

“Quero aproveitar para convidar a nação azul e branca e todos os torcedores apaixonados do boi Caprichoso para a nossa passagem de som, a partir das 20h, no Bumbódromo. Estaremos com o nosso time completo e todos os itens oficiais”, convida o presidente do Caprichoso.

A passagem de som do Garantido acontece na quinta-feira (22/06), às 20h, com entrada pelo portão da galera vermelha e branca. Os levantadores de toada, os músicos e todos os itens oficiais da agremiação vão entrar na arena.

O presidente do boi-bumbá Garantido, Antônio Andrade, relata que a grande festa do povo de Parintins acontece já na passagem de som.

“Se diz que a passagem é a festa dos parintinenses, porque, quando chega nos dias 24, 25 e 26, já tem muita gente de fora, então essa passagem de som é o dia dos parintinenses participarem. É o Festival para eles, e nós estaremos completos”, afirma o presidente.

A galera vermelha e branca promete lotar o Bumbódromo e apresentar todos os itens.

“Dia 22 vamos estar no Bumbódromo e lotar os dois lados da galera. Os itens todos vão estar aqui, os quatro levantadores, a batucada. Vai ser uma grande festa”, comenta.

Crianças

A Secretaria de Cultura e Economia Criativa orienta ainda sobre a proibição de crianças menores de 10 anos, inclusive na passagem de som.

Conforme a portaria emitida pelo juiz Lucas Couto, responsável pela área da Infância e Juventude na Comarca de Parintins, no final de março, fica proibido o ingresso de crianças com menos de 10 anos de idade nas áreas destinadas às galeras – como são denominadas as torcidas das duas agremiações –, mesmo acompanhadas dos pais ou responsáveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *