PC-AM prende casal investigado por crime de tortura praticado contra criança de 4 anos

Prisão dos infratores ocorreu no bairro Lago Azul, zona norte da capital

A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca), deflagrou, nesta quarta-feira (15/06), por volta das 6h30, a Operação Acalento 1, que resultou no cumprimento de dois mandados de prisão temporária em nome de um casal, um homem de 31 anos e uma mulher de 28, investigados pelo crime de tortura praticado contra uma criança de 4 anos. O crime ocorreu na sexta-feira (10/06), no bairro Compensa, zona oeste de Manaus.

Durante coletiva de imprensa realizada na sede da Depca, bairro Aleixo, zona centro-sul, a delegada Joyce Coelho, titular da unidade especializada, as diligências iniciaram no dia 31 de maio deste ano, quando um familiar da vítima compareceu à delegacia para realizar denúncia, e informou que a criança estava sendo vítima de tortura praticada pela madrasta e pelo pai.

“A criança formalizou sob escuta especializada, no dia 31 de maio, que a sua madrasta o agredia fisicamente, pisava em seu estômago, a enforcava e a jogava no chão, mas que mesmo assim teria retornado ao ambiente em que o pai e madrasta viviam”, ressaltou a titular.

Ainda segundo Joyce, posteriormente, na sexta-feira (10/06), a vítima foi levada ao Hospital e Pronto-Socorro da Criança da Zona Oeste, com problemas respiratórios. Após exames, foi constatado que a criança havia engolido uma tampa de creme dental.

Já no domingo (12/06), uma assistente social da unidade hospitalar, notificou à Depca e relatou que a vítima teria sido levada ao local novamente, e que se encontrava em coma e com vários hematomas pelo corpo.

“Infelizmente a criança está em estado grave, não conseguimos ouvi-lo. Mas, por meio de escuta especializada, falamos com seu irmão mais velho, que nos confirmou que sua madrasta e seu pai os agrediam constantemente”, explicou a delegada.

Com base nas informações coletadas, foi solicitado à Justiça pelos mandados de prisão temporária em nome do casal, e as ordens judiciais foram expedidas na terça-feira (14/06), pela juíza Rosália Guimarães Sarmento, da Central de Plantão Criminal.

Diante disso, as equipes de investigações conseguiram localizar e prender o casal em uma comunidade localizada no bairro Lago Azul, zona norte da capital.

A autoridade policial informou que a criança ainda continua em coma e segue em estado grave naquela unidade hospitalar.

Procedimentos

O casal responderá pelo crime de tortura e ficará à disposição do Poder Judiciário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *