Secretaria de Educação promove treinamento sobre Censo da Educação Básica na rede pública da capital

Treinamento segue até quarta-feira (15/06)

Ocorreu, nesta terça-feira (14/06), o Treinamento do Censo da Educação Básica 2022 para profissionais da rede pública da capital. Promovido pela Secretaria de Educação e Desporto, o treinamento contou com a participação de cerca de 270 secretários de escolas públicas, técnicos do Censo e técnicos da Secretaria Municipal de Educação de Manaus (Semed). 

Em âmbito nacional, o treinamento é realizado anualmente pelo Ministério da Educação (MEC), e coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). No Amazonas, a iniciativa está sendo coordenada pela equipe técnica da Secretaria de Educação, por meio Departamento de Planejamento e Gerência de Estatística. 

Realizado até quarta-feira (15/06), no Centro de Formação Profissional Padre José de Anchieta (Cepan), o evento também englobará, na próxima semana, profissionais da educação da rede privada de ensino. O foco é orientar e capacitar gestores e multiplicadores da educação pública e privada sobre o sistema Educacenso, a fim de auxiliar no desenvolvimento da educação, por meio do preenchimento correto do sistema.

A secretária executiva adjunta da capital, Arlete Mendonça, pontua que a participação de todas as escolas e profissionais da educação é essencial na melhoria da qualidade de ensino. 

“É importante este momento para que as escolas estejam alinhadas juntamente com os técnicos da secretaria de educação nos ajustes dos novos campos de preenchimento com o Novo Ensino Médio. O Censo é de fundamental importância para as secretarias de educação, visto que a coleta dos dados e preenchimento de todas informações corretas auxiliarão no planejamento e tomadas de decisões, com intuito de melhorar a educação do nosso Estado”, reitera a secretária. 


Lucas Nascimento, supervisor de recursos financeiros da Coordenadoria Distrital de Educação (CDE) 5, diz que participar do treinamento de forma presencial é uma forma de auxiliar na retirada de dúvidas com maior êxito. 

“No decorrer do ano sempre ocorrem muitas dúvidas sobre o censo, então temos que aprender novamente. Já houveram outros treinamentos, mas reunindo toda a capital é diferente, temos mais experiências compartilhadas e com isso aprendemos mais”, comenta Lucas. 

Educacenso

O Educacenso é uma ferramenta web disponibilizada pelo MEC e Inep para coletar os dados do Censo Escolar. Por meio dela, é possível obter informações individualizadas de cada estudante, professor, turma e escola do país, tanto das redes públicas quanto privadas.

Os dados coletados corroboram com o aprimoramento da gestão na educação. E permitem que sejam desenvolvidas políticas educacionais capazes de modificar cenários severos no segmento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.