Governador Wilson Lima anuncia início da obra de conclusão do Hospital de Santo Antônio do Matupi

O governador do Amazonas, Wilson Lima, anunciou, nesta terça-feira (14/06), o início das obras de conclusão da unidade hospitalar do Distrito de Santo Antônio de Matupi, no município de Manicoré (a 332 quilômetros da capital). A obra está orçada em R$ 646,4 mil, será executada pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) e deve ser concluída em três meses.

“Essa obra foi iniciada há algum tempo, foi parada e agora a gente está retomando. Em três meses essa unidade estará pronta para ser inaugurada e iniciar o atendimento para essa população que mora no distrito e também no entorno. Nunca se investiu tanto na saúde do interior como estamos investindo agora”, destacou Wilson Lima. O governador esteve no município de Manicoré para coordenar as ações do programa Governo Presente.

A unidade será equipada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-AM) e administrada pela Prefeitura de Manicoré. O hospital contará com 17 leitos para atendimento de urgência e emergência 24 horas e um Centro de Parto Normal. Os leitos estão divididos em sala de emergência, enfermaria pediátrica, enfermaria feminina adulto, enfermaria masculina adulto e alojamento conjunto para lactante e recém-nascido.

Ao todo serão 906 m² de área construída. Além das enfermarias, a unidade contará com sala de raio-x, laboratório central, consultório odontológico, consultório médico com eletrocardiograma, consultório ginecológico com ultrassonografia e sala de pequenos procedimentos.

“Esse hospital vai ajudar muito porque têm muitas pessoas que possuem problemas de saúde e precisam de médico de competência. Não vamos precisar nos deslocar pra Humaitá e nem Porto Velho. Eu agradeço muito pelo trabalho em conjunto do Governo para fazer o nosso hospital, vai ser bom demais”, disse a moradora da cidade, Aleteia Teles, de 45 anos.

De acordo com o coordenador executivo da UGPE, engenheiro civil Marcellus Campêlo, a obra inclui toda a adequação interna e externa do prédio, pintura, revisão e conclusão dos sistemas elétricos e hidrossanitários, além de adequação da unidade para a acessibilidade, que não estava contemplada no projeto original.

A conclusão do Hospital de Santo Antônio de Matupi faz parte do pacote de R$ 219,6 milhões do Governo do Estado para novos investimentos para a saúde neste ano. O pacote contempla 28 projetos, sob a coordenação da SES-AM, Secretaria de Estado de Infraestrutura e Região Metropolitana de Manaus (Seinfra), UGPE e Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *