Escola estadual na zona sul de Manaus incentiva leitura e escrita criativa por meio de projeto literário

Criado para estimular a prática da leitura, criatividade e desenvolvimento crítico, o projeto Momento de Leitura: Nossa Arte & Nossa Gente ocorre na biblioteca da Escola Estadual Estelita Tapajós, localizada na zona sul de Manaus. Desenvolvido desde 2018, ele proporciona que os estudantes compartilhem experiências e interpretações sobre a leitura e a escrita.

Despertando e incentivando o hábito da leitura não só no âmbito escolar, mas na vida do estudante, o projeto ocorre uma vez por semana na escola. Cerca de 55 alunos participam ativamente das leituras na iniciativa, voltada para estudantes do 6º, 7° e 8º ano do Ensino Fundamental.

O bibliotecário Luiz Cabral de Holanda, criador da ação, comenta que a formação intelectual dos estudantes foi o foco do projeto e que o trabalho em conjunto é essencial na ação.

“Isso foi uma ideia que surgiu da necessidade de incentivar a leitura, dar conhecimento aos alunos. A gestora da escola apoiou e os professores participaram da ação, pois a biblioteca não funciona sozinha, é uma parceria com as disciplinas, então todos participam dessa parceria”, diz Luiz.

A iniciativa traz, por meio da interatividade e troca de experiências e interpretações, a contribuição com o processo de ensino-aprendizagem dos estudantes, estimula a vivência de emoções, desenvolvendo o processo de leitura e escrita com as histórias e a cultura amazonense.

Os alunos também têm a possibilidade de visitar museus e ambientes culturais da região, interagindo e conhecendo os autores por meio de palestras na escola e aprendizado sobre as lendas da região amazônica, além de palestras de pintores, músicos e escritores amazonenses e de outros estados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.