Prefeitura comemora primeiro ano do `Manaus, te quero verde´ e encerra ‘Semana do Meio Ambiente’

 A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), comemorou, nesta sexta-feira, 10/6, um ano do projeto “Manaus, te quero verde”, que nesse período já plantou 13.653 mil mudas de árvores nativas da região amazônica e também o encerramento da “Semana do Meio Ambiente”. O evento ocorreu no Centro Integrado Municipal de Educação (Cime) Lúcia Melo Ferreira de Almeida, no bairro Novo Aleixo, zona Norte, onde, na oportunidade, foram plantadas 50 mudas. 

O “Manaus, te quero verde” tem o objetivo de promover o plantio de mudas na capital por meio da sensibilização da comunidade estudantil, com a meta de que os mais de 250 mil estudantes da rede municipal de ensino plantarão aproximadamente 10 mudas. 

O projeto é desenvolvido pela Ocas do Conhecimento Ambiental, da Semed, em parceria com o Instituto Soka Amazônia, Fundação Rede Amazônica, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), Musashi da Amazônia, Tutiplast, Gaia Eco, Electrolux e Águas de Manaus. 

Para a coordenadora do Oca, Érica Amorim, o dia é de celebração, com a comemoração de um ano do projeto e o encerramento da “Semana do Meio Ambiente”. “Os projetos desenvolvidos pela Semed, nas nossas escolas, envolvem todos os alunos, desde a educação infantil ao ensino fundamental. É importante que eles tenham essa consciência ambiental desde cedo e que esse cuidado com a natureza seja diário”, comentou Érica.

O Instituto Soka Amazônia é responsável em fazer o berço das mudas e levar o material necessário para realizar o plantio. As mudas também são doações do Instituto, que prioriza, ainda, mudas nativas, o georreferenciamento e o registro de áreas.  

“A parceria com a Semed vem de longas datas. Nosso compromisso é proporcionar às crianças e aos professores um momento de conexão com a natureza e criar raízes nesse ambiente educacional. Nossa expectativa é de que essa criança, esse pequeno cidadão, tenha uma consciência ambiental muito mais expandida e conectada com o meio do que os próprios pais”, declarou o gestor ambiental do Soka, Jean Dinelly Leão.

O evento contou com a participação das crianças do Cime, que plantaram mudas de chuva de ouro amazônica, jutaírana, acerola, açaí, ipê roxo e amarelo. Durante o plantio os pequenos já demonstraram os cuidados que cada pessoa deve ter com a natureza. 

“O homem deve cuidar da floresta, não pode tacar fogo e nem jogar lixo nos rios, porque a água vai ficar toda suja”, explicou Nicolas Souza, 8, do 1º ano.

Já Iasmim Carvalho,7, também do 1º ano, disse que é muito importante cuidar das florestas e dos animais. “É muito importante cuidar da floresta, não matar os animais e cuidar dos rios”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *