Em uma semana, Secretaria de Saúde atendeu mais de mil pessoas em mutirões de médicos especialistas no interior

Mais de mil pessoas foram atendidas, em uma semana, durante os mutirões de consultas especializadas promovidos no interior do Amazonas, pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM). Seguindo determinação do governador Wilson Lima, a iniciativa, que visa reduzir a espera por atendimentos de saúde especializados, já ocorreu em Iranduba, Urucará e Careiro Castanho, este último recebeu a ação nesta sexta-feira (10/06).

Os atendimentos fazem parte da programação do mutirão de serviços do Governo Presente. Estão ofertadas consultas com médicos especialistas aos pacientes inseridos no Sistema Nacional de Regulação (Sisreg). No caso do Careiro Castanho, o atendimento ocorreu no Ceti Maria Adelaide.

“Estamos com nove especialistas atendendo a população aqui no município. Todos esses pacientes, a maioria deles pelo menos, estão na regulação e, com isso, estamos resolvendo as filas de consultas, que todos nós sabemos que perduram por muitos anos. Vamos continuar a ação durante todo esse ano. Vamos em quase todos os municípios levando mais ação de saúde”, destacou o titular da SES-AM, Anoar Samad.

Somente no Careiro Castanho, até o meio-dia, 217 pessoas haviam passado pelo atendimento dos médicos especialistas. Uma das pessoas que buscou atendimento foi a dona de casa Maria Gleicy Silva, que trouxe o pai, o agricultor Raimundo Peres da Silva, de 88 anos, para falar com um ortopedista. O idoso acabou passando por outros cinco médicos especialistas.

“O atendimento foi maravilhoso. Quando eu cheguei aqui, fiquei muito alegre, porque tinha vários especialistas que no nosso município não tem, então aproveitei essa oportunidade para fazer um check-up no meu pai. Passamos por todos e fomos bem atendidos. Passamos pelo fisioterapeuta, no gastro, no nutricionista, e ele está todo medicado. O sonho dele era fazer isso: passar por nutricionista e o sonho dele foi realizado”, contou a dona de casa.

Além de um atendimento com um médico clínico geral, a população pode passar com neuropediatra, otorrinolaringologista, psiquiatra, pediatra, oftalmologista, ortopedista, urologista e cardiologista.

O urologista Roberto Fleck é um dos médicos especialistas que está atendendo no Governo Presente. Ele considera este tipo de ação fundamental para o bem-estar da população.

“Nesse tipo de ação, a gente consegue alcançar o paciente do interior, aquele paciente que tem uma dificuldade em chegar à capital. Então, aqui, conseguimos fazer uma seleção de qual paciente tem uma necessidade com urgência. Então, nessa seleção, a gente consegue ver o paciente, detectar um câncer de próstata precocemente no interior, quer dizer, estamos chegando até a casa do paciente e identificando aquele paciente que precisa de um cuidado mais avançado, mais rápido e que ele sozinho não iria conseguir isso”, disse.

Investimentos na saúde

Além do envio de médicos especialistas para atender a população do Careiro Castanho, nesta sexta, a SES-AM investe no Hospital Regional de Careiro Castanho Deoclécio dos Santos para custeio da unidade com recursos Humanos, tendo repassado R$ 9 milhões desde 2019 para esse tipo de investimento.

Desde 2019, o Governo repassou R$ 6,6 milhões em recursos do Fundo de Turismo, Infraestrutura e Serviços e Interiorização do Desenvolvimento do Amazonas (FTI) para custeio e investimento na saúde.

Vacinação

Durante o Governo Presente também estão sendo realizadas ações de suporte para ampliar a cobertura vacinal contra Covid-19. Para operacionalizar o reforço técnico nesses municípios, equipes da SES-AM e da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) atuam no suporte às atividades já realizadas nos municípios, fornecendo estratégias para fortalecer a cobertura vacinal. Foram disponibilizadas 1ª, 2ª, 3ª e 4ª doses de vacina contra a Covid-19; além da vacina pediátrica em menores de 12 anos e vacina contra sarampo e influenza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.