Wilson Lima leva Governo Presente com atendimentos médicos especializados para calha do rio Madeira

Humaitá e Apuí são os primeiros municípios da região a receber o mutirão de serviços públicos do Estado

Nesta terça-feira (07/06), o governador Wilson Lima leva as ações do Governo Presente para dois municípios da calha do rio Madeira. Em Humaitá (a 590 quilômetros de Manaus), o governador abriu o programa com uma ação de cidadania, que contempla a emissão de mil unidades de Registro Geral (RG). Já em Apuí (a 453 quilômetros da capital), a população conta com atendimento médico especializado, vacinação e testagem.

Em Humaitá, destacam-se no Governo Presente os serviços de cidadania e vacinação. No município, a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) oferta à população a emissão de mil unidades de Registro Geral (RG), entre 1ª e 2ª via.

Acompanharam o governador, em Humaitá, os deputados estaduais João Luiz, Adjuto Afonso, Joana Darc, Saullo Vianna e Doutor Gomes, além do prefeito da cidade, Dedei Lobo.

Já no município de Apuí, o Governo Presente levou atendimento médico especializado, por meio do projeto Chamas de Saúde, do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM).

“Essa é a 14ª edição do projeto ‘Chamas de Saúde’. Ao todo, já foram mais de 11 mil atendimentos e hoje desembarcamos aqui em Apuí, por ordem do governador Wilson Lima, e trouxemos pediatra, dentista, assistente social, farmacêutico, otorrino; trouxemos ginecologista, ortopedista”, afirmou o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Orleilso Muniz.

Mais de 200 atendimentos foram agendados na cidade para o “Chamas da Saúde”, que oferta assistência multidisciplinar através de serviços de prevenção, promoção e reabilitação da saúde a comunidades da capital e do interior.

O aposentado Edson José Ferreira, 64, vítima de acidente de moto e que precisava de avaliação com ortopedista, foi um dos atendidos. “Muito bom. Eu nunca vi isso aqui. Estou vendo que estão trabalhando bem por nós aqui. É muito bom, obrigado”, disse o aposentado que agora dará andamento no pedido de cirurgia no joelho.

A operadora de caixa Valéria Dantas também agradeceu o atendimento. “Eu estive no posto de saúde, porque meu filho tem um probleminha na perna, e o médico falou para mim que eu teria que ir em Porto Velho, que aqui não tinha especialista para ele. Aí surgiu essa oportunidade de estar vindo os especialistas e ele me deu encaminhamento. Eu quero agradecer quem teve essa iniciativa, porque aqui a gente não tem esses especialistas no hospital e nem no posto de saúde”, comentou a mãe do pequeno Dione, de 1 ano e meio.

Vacinação – Para reforçar a cobertura vacinal nos municípios de Apuí e Humaitá, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) aplica vacinas contra Covid-19 (1ª, 2ª, 3ª e 4ª dose), vacina pediátrica para menores de 12 anos, além da vacina contra Influenza, Tríplice Viral e para outras doenças.

Os municípios apresentam baixas coberturas do esquema vacinal primário (1ª e 2ª dose aplicada em pessoas com 5 anos ou mais) contra a Covid-19 e abaixo da meta do Ministério da Saúde que é de 90%.

A SES-AM e FVS-AM também estão ofertando testagens rápidas de prevenção à Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), HIV/Aids, Hepatites e Sífilis.

Cultura – A Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa também participa do Governo Presente em Humaitá e Apuí, com a entrega de kits para implantação de Salas de Cultura, onde serão ofertados cursos de Música, Teatro, Dança e Artes Visuais, por meio do Liceu Digital.

Cada município recebeu dez violões, cinco teclados, 50 flautas doce, material didático para aulas de Dança, Teatro, Música, Artes Visuais e Maquiagem Artística, além de projetor, e uma Estação da Leitura do Mania de Ler.

Jucea – Humaitá também ganhou um posto da Junta Comercial do Estado do Amazonas (Jucea), o oitavo implantado no interior. O posto avançado funcionará nas dependências da Sala do Empreendedor, na rua 15 de novembro, 2302, Centro. Com atendimento das 8h às 14h.

A unidade faz parte do projeto de descentralização dos serviços da Jucea, tornando-os mais acessíveis aos cidadãos, com serviços de orientação e formalização de empresas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.