Secretário de Produção Rural do Governo do Amazonas recebe Medalha do Mérito Ruy Araújo

Desde 2019 à frente da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), desenvolvendo ações de fomento ao setor primário do Amazonas, o titular da pasta e engenheiro agrônomo por formação, Petrucio Magalhães Júnior, foi homenageado, nesta terça-feira (07/06), na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), em Sessão Especial. Petrucio Magalhães recebeu a Medalha do Mérito Ruy Araújo, de propositura e autoria do deputado estadual Belarmino Lins, a maior honraria do parlamento estadual. 

“Eu diria que o melhor secretário do governo Wilson Lima, do sistema de produção rural, é um homem identificado com o setor. Sem dúvida irá deixar sua marca indelével na história da Secretaria de Produção Rural. Competência pela dedicação, mas sobretudo pelo espírito público que ele exerce a função. Para os deputados, ele está à frente da Secretaria que mais rápido as emendas são desenvolvidas e são atendidas”, comentou Belarmino. 

Por determinação do Governo do Amazonas e apoio das entidades vinculadas ao Sistema Sepror – Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam), a Agência de Defesa Agropecuária e Florestal (Adaf) e a Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS), Petrucio Magalhães tem desenvolvido projetos e programas voltados ao setor primário, criando estratégias para diversificar a matriz econômica do Amazonas, garantindo o desenvolvimento sustentável do Estado.

Entre os principais programas e projetos criados em sua gestão estão: o Programa Agro Amazonas e o Plano Safra Bianual.  Com o Programa Agro Amazonas, o Governo priorizou 22 cadeias produtivas, de acordo com a vocação, tradição e potencial produtivo de cada município. O programa reúne ainda uma série de ações e projetos voltados ao fortalecimento do setor primário, com destaque para regularização fundiária e ambiental, crédito rural, assistência técnica e capacitação de produtores rurais, além de apoio à comercialização e investimentos em infraestrutura, como a recuperação de ramais e vicinais, por meio do Programa S.O.S Vicinais; Ampliação das Feiras de Produtos Regionais; Peixe no Prato; e Programa Estadual de Combate e Prevenção ao Desperdício e à Perda de Alimentos.

“É com emoção e gratidão que recebo essa homenagem da Aleam, propositura do eminente deputado Belarmino Lins. Quero compartilhar essa comenda com a minha equipe e agradecer ao nosso governador Wilson Lima pela confiança de conduzir a pasta do setor primário do estado. O Brasil tem vocação para produção de alimentos, está no nosso DNA, e o Amazonas é Brasil. É possível conciliar a produção de alimentos sustentável com a nossa floresta em pé, garantindo segurança alimentar e nutricional para nossa população amazonense. Precisamos diversificar a matriz econômica, e o setor primário pode gerar emprego, renda e oportunidades no inferior”, comentou Petrucio.

Plano Safra

Além disso, o Governo do Amazonas criou o Plano Safra Bianual, um compromisso assumido com os agricultores familiares, produtores rurais, empresários do setor, pescadores, manejadores, indígenas, extrativistas, associações, cooperativas, colônias, sindicatos, universidades e demais entidades ligadas ao setor agropecuário para o crescimento sustentável do agronegócio amazonense. 

O investimento recorde com o Plano Safra (2022/2023) soma R$ 1 bilhão de recursos públicos e de agentes financeiros, para alavancar a produção sustentável de alimentos. 

Entre as ações do Plano Safra estão as políticas agropecuárias, assistência técnica e extensão rural, defesa agropecuária e florestal, crédito, por meio da Agência de Fomento do Amazonas (Afeam) e compra pública da agricultura familiar, a maior aquisição já feita pelo Governo do Amazonas. 

Biografia

Natural de Benjamin Constant, Petrucio Magalhães Junior é graduado em Agronomia pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e em Direito pelo Centro Universitário de Ensino Superior do Amazonas (Ciesa). Também é mestre em Agricultura e Sustentabilidade da Amazônia, pela Ufam; pós-graduado em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV); e pós-graduado em Direito e Gestão de Serviços Sociais Autônomos pelo Instituto Brasiliense de Direito Público, em Brasília (DF); e Pós-graduado em Direito Público pela Universidade Estadual do Amazonas (UEA). É especializado em Direito Médico e Hospitalar pela Escola Paulista de Direito (EDP/SP). Seguiu carreira como professor substituto da Ufam. Foi professor da Ulbra e professor de pós-graduação da Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT/RS). Possui larga experiência em Direito Cooperativo, tendo participado da constituição de várias cooperativas no Estado do Amazonas, nos ramos agropecuário, crédito, trabalho, transporte, produção, saúde, entre outras. Foi superintendente do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Amazonas (OCB/AM) e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/AM); Presidente do Sistema OCB/Seescop-AM; e diretor da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), em Brasília. Atualmente ocupa o cargo de secretário de Estado de Produção Rural (Sepror).

Autoridades presentes

Presente na solenidade, o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviço e Turismo do Estado do Amazonas (Fecormércio/AM), Aderson Costa, enalteceu o trabalho do secretário. “A secretaria dele envolve os maiores desafios da nossa economia, isso é um grande realce. É um grande reconhecimento, e esta homenagem é justa, por esse grande articulador da economia do interior e auxiliar do nosso Governo”, comentou Aderson Frota, presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviço e Turismo do Estado do Amazonas (Fecormércio/AM).

O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Amazonas (Faea), Muni Lourenço, acrescentou que, “Petrucio é um cidadão amazonense ilustre, que vem fazendo um trabalho grandioso, realizador, à  frente da Secretaria de Produção Rural e tem uma folha de serviço ao nosso Estado. Um homem com sólidos princípios, moral e competência”, comentou Muni.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *