Prefeitura faz operação para ‘choque de ordem urbana’ e devolve espaços públicos no Viver Melhor

Devolvendo espaços públicos ocupados indevidamente e realizando um choque de ordem geral para garantir a segurança e o bem-estar da população, a Prefeitura de Manaus, em ação integrada de diversas secretarias, iniciou a revitalização urbana no residencial Viver Melhor, primeira etapa, zona Norte.

Os trabalhos começaram na segunda-feira, 6/6, e seguem nesta terça-feira, 7/6, na avenida Comendador José Cruz. A ação foi determinada pelo prefeito David Almeida na semana passada, que anunciou um choque de ordem para promover a revitalização do conjunto habitacional.

Entre as medidas implementadas no local está a retirada das construções realizadas ao longo do canteiro central e nas calçadas, liberando o acesso dos pedestres. “Vamos retirar as construções presentes no canteiro central. Vamos devolver à população essa área de convivência e realocar esses empreendedores, para que eles tenham condições de conseguir o seu sustento de uma forma organizada”, disse Almeida.

Ordenamento

Segundo o vice-presidente do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), arquiteto e urbanista Claudemir Andrade, a intervenção visa devolver ao residencial uma ordem mínima urbana, aplicando a política de uso adequado dos espaços públicos.

“Constata-se que essas calçadas e canteiros centrais estão sistematicamente sendo invadidos para atividades comerciais, impedindo a livre circulação das pessoas e tirando um pouco da qualidade urbana da cidade. Em visita ao bairro, o prefeito presenciou e reivindicou, ao seu secretariado, que atendesse ao pedido da população para realizar serviços de limpeza urbana, recuperação asfáltica e ordenamento. E iniciamos ontem esta missão”, disse Andrade.

Os trabalhos começaram com a retirada de dezenas de estruturas deixadas apenas para marcar o território, sem ocupação, instaladas no canteiro central indevidamente. As famílias que estavam com barracas e fazendo do comércio informal uma renda vão receber atendimento para que possam ser realocadas.

A Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc) está fazendo o atendimento de comerciantes informais no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Professor Caio Carlos Frota de Medeiros, no Santa Etelvina.

Na ação integrada, o Implurb identificou dezenas de ocupações irregulares e não passíveis de regularização no canteiro central, área pública. Na segunda-feira (6), 24 estruturas de madeira e pedaços de pau foram removidas deste espaço. Outras nove barracas construídas foram removidas voluntariamente pelos proprietários e esses informais recebem atendimento da Semacc para possível realocação em espaços adequados, autorizados e que não ocupem calçadas.

Participam da ação as secretarias municipais de Limpeza Urbana (Semulsp), de Infraestrutura (Seminf), e de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), além de apoio da Polícia Militar e do Grupo de Operações Especiais (GOE)/Guarda Municipal.

“Estamos devolvendo harmonia urbana e melhorando a trafegabilidade de veículos e pessoas. E que as famílias que ali residem possam ter um ambiente melhor para viver. Quanto ao canteiro central, é importante frisar que ele é um elemento do sistema viário e que atrair pessoas para comércios instalados, dependendo se a via for movimentada, uma coletora ou tiver tráfego intenso, pode representar um risco para quem faz a travessia”, completou Claudemir Andrade.

Mais serviços

O prefeito David Almeida, na última sexta-feira, 3/6, informou que irá assinar a ordem de serviço para reconstruir a antiga creche do conjunto, abandonada desde a última gestão.

“Vou homologar a licitação e assinar a ordem de serviço para a finalização da creche do Viver Melhor, que está abandonada há anos. Nós já demos a ordem de serviço para construir a maior Unidade Básica de Saúde (UBS) da cidade no conjunto. Além disso, já temos planejada a implantação de um novo Cras (Centro de Referência de Assistência Social) para atender as demandas da população. Vamos trazer dignidade aos moradores da área”, destacou o prefeito.

O conjunto Viver Melhor também receberá ações do programa “Asfalta Manaus”. No total, mais de 30 ruas vão receber uma nova camada asfáltica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *