Prefeitura de Careiro Castanho e Marinha do Brasil capacitam mais de 30 aquaviários no município

Uma parceria entre a prefeitura do Careiro Castanho e a Marinha do Brasil, resultou na formação de 31 novos aquaviários do município do Caranho. A cerimônia de entrega de certificados aconteceu nesta sexta-feira (3/6).

O curso realizado pela Marinha do Brasil no município do Careiro Castanho, destina-se a qualificar Aquaviários para conduzir embarcações empregadas no transporte de passageiros, sejam elas escolares, de turismo ou de travessia, empregadas na navegação interior e de apoio portuário, a fim de contribuir para a segurança da navegação, a salvaguardada vida humana e a prevenção da poluição hídrica.

De acordo com o prefeito de Careiro Castanho Nathan Macena, este curso é de grande importância para os ribeirinhos do Careiro, expresso aqui a minha alegria em poder participar desta cerimônia.

“Agradeço à Marinha do Brasil, por meio da Capitania dos Portos do Amazonas, em nos proporcionar este curso que vem contribuir ainda mais com o desenvolvimento econômico do Município do Careiro, com a qualificação destes novos aquaviários só vem melhorar ainda mais o trabalho desenvolvido por estas pessoas e principalmente na fonte de rende de centenas delas. Queto aqui aproveitar e agradecer a pareceria entre a Prefeitura do Careiro, governo do Estado e a Marinha do Brasil, e a partir de agora todos os formandos fazem parte da Marinha Mercante”, comentou Nathan Macena.

A turma de sete indígenas que participaram do curso, é da aldeia Tiradentes e da etnia mura, e concluíram o curso de formação de aquaviários e marinheiro fluvial. Para Valdecir, Cacique da Aldeia Tiradentes, a formação dos indígenas que atuam na condução de equipamentos fluviais, atividade comum na rotina das comunidades indígenas.

“Pra mim é uma honra ter participado deste curso, é uma coisa que a agente já esperava a muito tempo e agora se realizou pra gente. Estamos muito felizes com isso, somos sete indígenas que participou deste curso, e este curso foi uma oportunidade boa te ter chegado aqui na nossa aldeia e só temos a agradecer”, comentou o Cacique Valdecir.

Participaram da cerimônia de entrega dos certificados, o Capitão Tenente Cláudio Geovane da Silva – Agente Fluvial da Marinha de Itacoatiara, a secretária de Turismo e Cultura Neuzilena Macena, vereador Júnior Melo, secretária de Educação: Mara Alves, David Freira, representando a ADESAM (Agência Amazonense de Desenvolvimento Social Ambiental), o vereador de Autazes Fernando Oliveira e familiares dos formandos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *