Manaus sedia o 22° Encontro Regional do Congemas – Norte 2022

Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), em parceria com o Colegiado Estadual de Gestores de Assistência Social do Amazonas (Coegemas – AM), deu início, nesta quinta-feira, 26/5, ao 22° Encontro Regional do Congemas – Norte 2022. A abertura do evento foi realizada no Centro de Convenções do Manaus Plaza Shopping, localizado no bairro da Chapada, zona Centro-Sul.

Com o objetivo de analisar a realidade da assistência social na região Norte e debater políticas públicas para o seu aprimoramento, o primeiro dia do encontro teve um foco prioritário em apresentar e debater dados que refletem a realidade do Norte do país por meio de uma série de palestras ao longo da tarde, acerca de diversos temas dentro do contexto da assistência social.

“Um ano e meio após a maior crise sanitária que esta cidade já enfrentou, hoje possuímos a melhor saúde pública do país, segundo o Ministério da Saúde, e agora buscamos ter os melhores serviços de assistência social do Brasil, para que nossos irmãos sejam melhor assistidos, e a Prefeitura de Manaus já se prepara para isso”, enfatizou o prefeito David Almeida, em seu discurso de abertura.

Para a secretária da Semasc, Jane Mara Moraes, o encontro é importante para a garantia da prestação de serviços de assistência social, não apenas na capital amazonense, mas em todos os sete Estados que compõem a região Norte. “Estamos aqui para debater a questão da fome, das vulnerabilidades sociais e tudo aquilo que leva os usuários de serviços sociais a esse estado de necessidade”, salientou.

De acordo com ela, no que diz respeito à atuação da secretaria, atualmente 17 Centros de Referência de Assistência Social (Cras) passam por reformas, a pasta também aumentou a quantidade de atendimentos referentes ao Cadastro Único por meio de mutirões, além de construir mais dois restaurantes populares em áreas de vulnerabilidade, entre outras ações.

”Temos um conjunto de coisas que já realizamos e que pretendemos realizar nesses primeiros 500 dias da gestão do prefeito David Almeida”, concluiu Jane Mara.

Destacando a situação atual de subfinanciamento de políticas sociais no país ao longo dos últimos anos, o presidente do Congemas, Elias Oliveira, classificou o evento como uma forma de reivindicar o melhor cumprimento do pacto federativo de assistência social. “Esse é um encontro para analisarmos tudo. Vamos apresentar esse estudo sobre o financiamento da assistência social na região Norte, que deverá ajudar a esclarecer melhor esses pontos, mostrando como que se deve retomar o financiamento do pacto federativo para que o governo federal se torne, aí sim, um parceiro no enfrentamento da pobreza e da miséria na região Norte”, comentou.

A presidente do Coegemas-AM, Eudilene Alves reforçou a importância dos debates discutidos neste primeiro dia de evento para a realidade social de todos os municípios participantes.

“Nós, que trabalhamos por todo esse território da região Norte e que conhecemos as desproteções sociais, devemos agora trazer as maiores problemáticas na entrega desses serviços de assistência e colocá-las a debate”, salientou.

Programação

As atividades do 22° Encontro Regional do Congemas – Norte 2022 continuarão nesta sexta-feira, 27. O segundo dia promoverá diversas oficinas simultâneas de capacitação, durante toda a manhã, a partir das 9h.

As atividades serão voltadas a diversos temas dentro da proposta do encontro, como o “Trabalho Social com Famílias e Diversidade dentro do Suas”, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *