David Almeida destaca reforma dos Cras e busca pela excelência nos serviços da Semasc durante abertura do 22º Encontro Regional do Congemas-Norte

O prefeito de Manaus, David Almeida, realizou, nesta quinta-feira, 26/5, a abertura oficial do 22º Encontro Regional do Colegiado de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) da região Norte. O evento, realizado no auditório do Manaus Plaza Shopping, localizado na Chapada, zona Centro-Sul, é organizado pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), e tem como tema “O futuro da assistência social na região Norte, o compromisso dos governos na superação da fome e desproteções sociais”.

Durante o seu discurso, David Almeida fez questão de enfatizar o objetivo do encontro, que é analisar a realidade da assistência social na região e debater políticas públicas para o seu aprimoramento, principalmente resultando em melhores serviços prestados para a população.

“Quero cumprimentar e agradecer a presença de todos que estão participando deste encontro. Manaus agradece o prestígio que nos concedem em visitar a nossa cidade e agora participa desta conferência que temos a honra e a oportunidade de sediar. Que todos os presentes possam absorver os conhecimentos passados pelos palestrantes para que nós possamos dar para a população de Manaus e de todos os municípios representados um serviço público de qualidade, pois é isso que ela quer, precisa e espera de um servidor público”, afirmou Almeida.

Além disso, o chefe do Executivo municipal anunciou que, ainda em 2022, a gestão municipal irá reformar todos os 20 Centros de Referência de Assistência Social (Cras) administrados pela prefeitura.

“Vamos reformar todos os Cras da Prefeitura de Manaus ainda esse ano.  Temos 20, dois já foram recuperados e nós vamos recuperar 18. Tudo isso com recursos oriundos de emendas do deputado federal Marcelo Ramos. Portanto, em dois anos, nós vamos reconstruir, refazer todas as estruturas da prefeitura com relação à assistência social dos nossos Cras.  Isso não é pouco para uma prefeitura em apenas um ano e cinco meses de gestão, e estamos buscando a excelência na prestação de serviços na Prefeitura de Manaus”, salientou o prefeito.

Cronograma

O primeiro dia de evento irá priorizar as discussões mais técnicas, com palestras e debates sobre “Desfinanciamento, subfinanciamento e os impactos da Emenda Constitucional 95/16”, “Os impactos da pandemia na ampliação das desproteções sociais e as emergências e calamidades: o lugar da Assistência Social”, “Fluxos migratórios e proteção social na região Norte”, e “A relação do Suas com o Sistema de Garantia de Direitos e demais políticas transversais”.

Já o segundo dia contará com oficinas de capacitação voltadas a diversos temas, como as “Novas estratégias no contexto de pandemia, inovação em gestão e trabalho social”, com as oficinas divididas em oito subtemas que passam pelo trabalho social, gestão financeira do Suas, programa Auxílio Brasil, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *