Prefeitura de Manaus promove manhã de atividades em alusão à campanha de combate ao abuso e à exploração sexual infantil

Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), em parceria com alunos do curso de psicologia da Universidade Nilton Lins, realizou, nesta quarta-feira, 25/5, uma manhã de atividades lúdicas e pedagógicas com as famílias atendidas pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do bairro Cidade Nova, zona Norte, em alusão à campanha do Maio Laranja, de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.

A ação contou com diversas atividades como apresentações musicais, teatrais, brincadeiras educativas, pintura facial e muitos brinquedos para as crianças brincarem e se divertirem. O evento também contou uma programação voltada aos adultos, com aulas de zumba para as mães, um bazar especial de roupas e brinquedos, um espaço dedicado a cuidados estéticos, além de rodas de conversa.

“O foco é realmente mobilizar a comunidade na busca de solução para um problema que, em pleno século 21, é um completo absurdo ainda acontecer”, enfatiza Eduardo Lucas, subsecretário operacional da Semasc.

De acordo com a psicóloga, técnica de referência do Sistema Único de Assistência Social (Suas) e professora responsável pela mobilização dos alunos voluntários, Rebeca Gonçalves, ações como as que estão sendo realizadas ao longo deste mês têm papel fundamental na inserção da população vulnerável em tópicos de discussão tão necessários.

“Um dos objetivos da proteção social básica é trabalhar a prevenção e o protagonismo social dessas famílias acompanhadas pelo equipamento (Cras). Então, o nosso objetivo na campanha de 18 de maio é justamente trazer esse recado para a população sobre como proteger as crianças e trabalhar, sobretudo, a segurança do convívio familiar”, explica. 

Voluntários, estudantes de psicologia da Universidade Nilton Lins contribuíram imensamente no angariamento de doações e no desenvolvimento de dinâmicas pedagógicas de prevenção a abusos com o público infantil.

“Lidar com crianças é prazeroso demais. Sempre curiosas sobre tudo e querendo participar, aprender, tirar dúvidas. Apesar do cansaço, estou gostando muito”, conta a estudante Danielly Macedo.

Acompanhando a sobrinha de 4 anos e aproveitando para fazer umas comprinhas no bazar especial do evento, Irlene Leite reforça a importância dos equipamentos de assistência social.

“Vivemos em um mundo muito conturbado e violento, e eu acho importante a existência desse apoio que os Cras oferecem às crianças e adolescentes. É muito bom, como mãe, saber que não estamos sozinhas e que podemos contar com ajuda na proteção dos nossos filhos”.

Campanha Maio Laranja

Com o lema “Você é peça fundamental contra a exploração de crianças e adolescentes”, a campanha Maio Laranja, da Prefeitura de Manaus é alusiva ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, e vem contando com diversas ações sociais ao longo do mês de maio.

Importante ressaltar que a atuação do poder público municipal na garantia de direitos de crianças e adolescentes acontece ao longo de todo o ano, por meio do trabalho desenvolvido por secretarias municipais e seus serviços de atendimento ao público.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *