Em campanha contra a exploração sexual infantojuvenil, Prefeitura de Manaus realiza atividades na Cidade da Criança

Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), realizou, nesta segunda-feira, 16/5, uma manhã de convivência com crianças atendidas pelo Serviço de Acolhimento Institucional de Crianças e Adolescentes (Saica) e abrigos Tarumã I e II, responsáveis pelo atendimento de indígenas venezuelanos warao.

A iniciativa foi realizada no parque Cidade da Criança, no bairro Aleixo, zona Centro-Sul, e faz parte da programação da campanha Maio Laranja, alusiva ao Dia Nacional de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, promovida no dia 18 de maio.

Contando também com a presença do grupo de atividades lúdicas da Nova Igreja Batista, as atividades iniciaram às 9h, com um circuito de brincadeiras, pintura corporal, cama elástica e muitas brincadeiras.

A secretária da Semasc, Jane Mara Moraes, destaca a importância do combate ao abuso infantil, não apenas durante a campanha, mas durante todo o ano, reiterando o papel do Saica e de outros serviços na linha de frente dessa luta.

“Trabalhamos nesse processo contínuo das abordagens sociais, buscando também uma revitalização nesses serviços de acolhimento, a fim de atender a crescente demanda do sistema de garantia de direitos”.

Diferentemente de outras ações previstas na programação da campanha, as atividades realizadas nesta manhã não abordaram temas como violência e exploração sexual, mas procuraram promover um momento de descontração e leveza aos pequenos.

“As brincadeiras fazem parte de um processo de superação de traumas que essas crianças, muitas vezes, não superaram ou ainda estão passando”, explica Márcia Helena Graça, da Chefia de Média Complexidade do Departamento de Proteção Social Especial (DPSE), da Semasc.

Ronaldo Rodrigues, do “Ministério de Orfanatos” da Nova Igreja Batista e instrutor do grupo de atividades lúdicas da instituição, destaca o dever social de todos na proteção social de crianças e adolescentes.

“Devemos conduzir essas crianças da melhor forma possível e com todo o cuidado, até porque são elas que conduzirão o nosso futuro, não é?”.

Campanha Maio Laranja

Alusiva ao Dia Nacional de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (18 de Maio), a campanha Maio Laranja promoverá durante todo este mês, diversas atividades e eventos de conscientização e prevenção, numa parceria da Prefeitura de Manaus com outras entidades do poder público, como os serviços de assistência social e o sistema de garantia de direitos.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *