Seap promove cursos ofertados pelo Pronatec em unidades prisionais da Capital e do interior do Estado

Com O objetivo de promover qualificação profissional, a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) realizou, na manhã desta segunda-feira (09/05), o primeiro curso de eletricista instalador predial de baixa tensão para as Pessoas Privadas de Liberdade (PPL’s) da Unidade Prisional em Tefé (UPT), município distante 521 quilômetros de Manaus. A iniciativa faz parte de uma parceria da Seap com o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

O curso tem carga horária de 160 horas e, ao todo, 20 PPL’s participam das aulas. Ao final, os reeducandos terão conhecimentos de instalações elétricas residenciais e de baixa tensão, compreensão de projetos elétricos, obedecendo às normas técnicas regulamentadoras e ambientais e outros. A aula prática será dentro da própria unidade prisional.

Simultaneamente em Manaus, em todas as Unidades Prisionais, também estão sendo ofertados cursos de panificação, montador e reparador de computadores, horticultor e revitalizador de estruturas de madeiras. A capacitação é coordenada por meio do Departamento de Reintegração Social e Capacitação (Deresc) da Seap. 

O diretor da unidade prisional em Tefé, Paulo Oney Cavalcante relata sobre a importância da parceria estabelecida, que irá trazer grandes benefícios, tanto para remição de pena dos internos quanto para reintegração social. 

“Ao retornar para sociedade, muitos reeducandos que até então não tiveram a oportunidade de se qualificar, poderão voltar ao convívio social com uma formação técnica, aptos para desempenhar uma atividade que lhe ajudará no próprio sustento. Com a chegada do Pronatec, a nossa unidade alcançará cerca de 30% de internos qualificados, portanto com essa abrangência de cursos para o interior, temos a certeza de que estamos plantando uma semente que dará bons frutos futuramente”, pontuou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *