Prefeitura avança na proteção contra influenza vacinando o público infantil

Prefeitura de Manaus avança na proteção contra a influenza contemplando o público infantil de 6 meses a menores de 5 anos, a partir desta sexta-feira, 6/5. A vacinação das crianças segue a orientação do Ministério da Saúde, que definiu este segmento como integrante dos grupos prioritários da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. Em Manaus, a estimativa é de que 159.789 crianças estejam aptas a receber o imunizante.

A subsecretária municipal de Gestão da Saúde, Aldeniza Araújo, acompanhou a vacinação na Unidade Básica de Saúde Dr. Luiz Montenegro, no bairro Nossa Senhora das Graças, na zona Centro-Sul, e enfatizou a eficácia da vacina contra a influenza para a proteção das crianças, que são mais vulneráveis a desenvolver as formas graves da gripe.

“A partir de hoje, a Secretaria Municipal de Saúde avança na estratégia para elevar a imunidade das crianças. Nós disponibilizamos as vacinas em todos os distritos para facilitar o acesso ao imunizante, que é a forma mais eficaz para proteger o público infantil. Estamos de portas abertas para proteger as crianças”, salientou.

A subsecretária explicou que a Prefeitura de Manaus tem se esforçado para estimular a proteção vacinal contra a influenza, doença que pode ter seus sintomas agravados para pneumonia, principalmente nos grupos mais vulneráveis à doença elencados pelo Ministério da Saúde, dos quais fazem parte, as gestantes de qualquer idade gestacional, puérperas até 45 depois do parto, povos indígenas, professores, pessoas com deficiência permanentes e outros. A necessidade do reforço foi destacada por Aldeniza, que fez um apelo à população. “É fundamental que a população compreenda que a vacina contra influenza é anual, porque os vírus sofrem mutação e por isso a população mais vulnerável precisa ter o reforço dessa proteção que a vacina proporciona a cada ano. É a forma mais eficaz de garantir a saúde”.

A vacina está disponível em 171 salas de vacinação da capital, cujos endereços podem ser conferidos pelo link http://bit.ly/salavacinamanaus e nas redes sociais da Semsa Manaus. Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Manaus possuem salas de vacina, com funcionamento das 8h às 17h. As vacinas também estão disponíveis nas UBSs que funcionam com horário ampliado, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados das 8h às 12h. Os endereços e horários de funcionamento das UBSs que funcionam com horário ampliado podem ser conferidos pelo link  http://bit.ly/ubshorarioampliado .

Para receber o imunizante, os pais ou responsáveis pela criança devem apresentar a caderneta de vacinação e o Cartão Nacional de Saúde (CNS).

Sábado

Neste sábado, 7/5, os pontos estratégicos de grande fluxo que ofertarão a vacina contra a influenza, tanto pra crianças quanto para idosos e trabalhadores da saúde, serão o Studio 5 Centro de Convenções, na zona Sul, e o sambódromo, na zona Centro Oeste, com funcionamento das 9h às 16h e o shopping Via Norte, com funcionamento das 10h às 16h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *