Cuidados com medicamentos: mega-ação de Saúde é realizada na Ponta Negra nesta quarta-feira

Como parte da programação da campanha sobre os cuidados com medicamentos e os riscos da automedicação, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), realiza, na noite desta quarta-feira (04/05), uma mega-ação de saúde com oferta de serviços e exposição de estandes de 18 instituições parceiras, no complexo da Ponta Negra, zona oeste de Manaus.

A ação também conta com apresentações e exposições dos programas estaduais da Vigilância em Saúde voltados para a prevenção de dengue, zika, chikungunya, zoonoses, tuberculose e entomologia, além de diversos serviços ofertados por parceiros envolvidos na ação de saúde.

A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, destaca que o foco da campanha busca atingir, também, a população em geral dentro da temática sobre os riscos da automedicação. “É importante incluir a população em geral que é o público-alvo dessa campanha e prestar orientações, informações e alguns serviços que estão sendo ofertados na Ponta Negra”, afirma Tatyana.

Quem comparecer à Ponta Negra terá acesso à vacinação para atualização do esquema vacinal contra Covid-19 e outras vacinas como as doses contra sarampo e contra influenza.

Segundo o chefe do Departamento de Vigilância Sanitária (Devisa/FVS-RCP), Jackson Alagoas, a programação inclui, ainda, exposições de outras 18 instituições parceiras com atividades voltadas à comunidade.

“E, nessa oportunidade, outras áreas da FVS-RCP expõem também sobre outras doenças. A FVS atua na prevenção de uma série de doenças e a população poderá ter acesso e conhecer como ocorre esse trabalho, como pode se prevenir e, também, ter acesso a serviços, já que serão 18 instituições na ação”, detalha Jackson.

Parceiros – A ação realizada na Ponta Negra conta com parceiros envolvidos, com oferta de serviços para a população: Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), por meio do Departamento de Políticas de Assistência Farmacêutica do Amazonas; Secretaria de Estado de Educação e Desporto (Seduc), Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), Secretaria de Estado da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, Polícia Militar do Amazonas (PMAM), Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas), Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), Fundação Amazonas de Alto Rendimento (Faar), Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), Subsecretaria de Esporte, Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Centro Universitário Fametro, Universidade Estácio de Sá, Centro Universitário Uninorte e Universidade Paulista (Unip).

Serviços – Além da vacinação contra Covid-19 (adulto e infantil), e vacinação contra influenza e sarampo, a mega-ação vai contar aferição de pressão arterial, bioimpedância e teste de glicemia; exposição sobre o Programa Estadual de Controle de Tabagismo, sobre nutrição saudável; aula de ritmos (dança), estandes sobre o Crédito Rosa, Auxílio Estadual e orientações referentes ao Auxílio Brasil.

Também fazem parte da ação, a exposição de experiência com bom êxito e atividades extracurriculares relacionadas à saúde de escolas; distribuição de 500 mudas arbóreas diversas, incluindo medicinais e frutíferas; feira itinerante de produtos regionais; exposição sobre o Projeto Respirar, da SES-AM, com professores de educação Física e fisioterapeutas.

Integram ainda a mega-ação: programa de educação ambiental do Batalhão Ambiental da Polícia Militar do Amazonas (PMAM); exposição e comercialização dos produtos fitoterápicos das Unidades de Conservação: Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Puranga Conquista e Rio Negro.

Entre os serviços e orientações ofertadas estão, ainda, exposições organizadas pela Ufam, Fametro, Universidade Estácio de Sá, Uninorte e Unip.

Programação – A programação da campanha de cuidados com medicamentos iniciou, na manhã desta quarta-feira (04/05), no Centro Universitário Fametro, Campus Central, Av. Constantino Nery, 3000, Chapada, zona centro-sul de Manaus

A campanha conta com palestras sobre o risco da automedicação e sobre as boas práticas com medicamentos e, também, aborda outros assuntos da Vigilância em Saúde.

Também foram abordados: esquemas de tratamento da Tuberculose e Infecção Latente por Mycobacterium tuberculosis; transmissão vertical das ISTs e HIV/AIDS; e Hepatites Virais no Amazonas.

A programação é a mesma realizada na Fametro, na manhã desta quarta-feira (04/05), mas em locais diferentes. Confira os detalhes:

– Dia 4 – Das 19h às 21h

Ação de promoção do uso racional de medicamento

Praça da Ponta Negra, zona oeste de Manaus

– Dia 5 – Das 08h30 às 11h25

Reitoria da UEA, Avenida Djalma Batista, 3.578, Flores, zona centro-sul de Manaus.

– Dia 5 – Das 17h50 às 20h20

Fametro, Campus Central, Av. Constantino Nery, 3000, Chapada, zona centro-sul de Manaus

– Dia 6 – Das 17h50 às 20h20

Fametro, Zona Leste,

Avenida Autaz Mirim, 8.565, Tancredo Neves, zona leste de Manaus.

Referência – A FVS-RCP é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas. A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus. O contato telefônico da FVS-RCP é o (92) 3182-8510.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *