Saúde realiza campanha de conscientização para uso de medicamentos e o risco da automedicação

Com o objetivo de orientar acadêmicos e população em geral sobre o uso adequado de medicamentos, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), realiza, a partir de hoje (04/05) até a sexta-feira (06/05), uma campanha sobre os cuidados com medicamentos e os riscos da automedicação.

A programação do evento está dividida em quatro espaços: nas unidades do Centro Universitário Fametro da zona centro-sul e da zona leste; reitoria da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e na praça da Ponta Negra, na zona oeste de Manaus. A campanha é realizada em parceria com o Conselho Regional de Farmácia do Estado do Amazonas (CRF-AM).

De acordo com a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, a iniciativa chama a atenção para a automedicação, que é uma prática que pode se tornar hábito entre as pessoas. Se medicar, sem o conhecimento do médico, pode trazer riscos à saúde.

“O uso excessivo ou indevido de medicamentos resulta em riscos para a saúde. Todo medicamento tomado por conta própria e sem orientação médica, pode levar a graves consequências, à potencialização de efeitos colaterais e a reações adversas”, ressalta Tatyana.

O chefe do departamento de Vigilância Sanitária da FVS-RCP, o farmacêutico Jackson Alagoas, destaca que, com a pandemia de Covid-19, o consumo de medicamentos ganhou destaque e a campanha ajuda na orientação à população. “Tudo isso requer orientação profissional para o cidadão fazer uso adequado, e no momento certo, desses medicamentos”, afirma.

Ainda segundo Jackson, a campanha desse ano também inclui a abordagem ao profissional e às instituições que fazem o transporte, o armazenamento e a dispensação desses medicamentos. “O medicamento tem que chegar às pessoas com segurança, integridade e que seja mantida a qualidade”, conclui Jackson.

Profissionais de saúde – O coordenador do curso de graduação do Centro Universitário Fametro, Jonathas Wellington, destaca que a realização da campanha está conectada com o tempo chuvoso que o Amazonas enfrenta.

“Observamos a automedicação nessa época de chuvas que gera síndromes gripais em maior quantidade. Nossa preocupação é que haja a medicação orientada por um profissional. Sempre que tiver dúvida sobre medicamento, procurar um profissional farmacêutico para que se tenha uma orientação adequada”, afirma Jonathas.  

A estudante finalista de Farmácia, Grasiella Ribeiro, destaca que reunir, em evento, estudantes e profissionais sobre o cuidado com medicamentos é importante para conscientização da população geral. “Há o uso correto do medicamento. Hoje em dia, muita gente tem uma caixa de medicamento em casa e usa sem nem olhar a data de validade, por exemplo”, enfatiza.

A também estudante finalista do mesmo curso, Cecília de Castro, acrescenta que a troca de experiências no evento auxilia a formação técnica dos estudantes. “É importante para nós, como farmacêuticos, estar aptos a orientar as pessoas para, até mesmo, reduzir os riscos de complicação por reação adversa devido ao uso inadequado da medicação”, finaliza Cecília.  

Uso de medicamentos – Conforme a Organização Mundial de Saúde (OMS), o uso racional de medicamentos ocorre quando pacientes recebem medicamentos para as condições clínicas em doses adequadas às necessidades individuais, por um período adequado e ao menor custo para si e para a comunidade.

Entre as ações de uso irracional de medicamentos estão: uso de muitos medicamentos por paciente, uso inadequado de antimicrobianos, muitas vezes em dosagem inadequada, para infecções não bacterianas; excesso de uso de injeções quando formulações orais seria mais apropriada; automedicação inapropriada, muitas vezes medicamentos prescritos; e a não aderência aos regimes de dosagem.

Programação – A programação da campanha de cuidados com medicamentos inclui palestras sobre o risco da automedicação e sobre as boas práticas com medicamentos, mas também aborda outros assuntos da Vigilância em Saúde.

Também estão sendo abordados: esquemas de tratamento da Tuberculose e Infecção Latente por Mycobacterium tuberculosis; transmissão vertical das ISTs e HIV/AIDS; e Hepatites Virais no Amazonas.

A programação será a mesma realizada em locais diferentes. Confira os detalhes:

– Dia 4 – Das 08h30 às 11h25

Fametro, Campus Central, Av. Constantino Nery, 3000, Chapada, zona centro-sul de Manaus

– Dia 4 – Das 19h às 21h

Ação de promoção do uso racional de medicamento

Praça da Ponta Negra, zona oeste de Manaus

A exposição está programada para receber ações de Vigilância em Saúde voltadas à prevenção de dengue, zika, Chikungunya, zoonoeses, tuberculose e entomologia.

– Dia 5 – Das 08h30 às 11h25

Reitoria da UEA, Avenida Djalma Batista, 3.578, Flores, zona centro-sul de Manaus.

– Dia 5 – Das 17h50 às 20h20

Fametro, Campus Central, Av. Constantino Nery, 3000, Chapada, zona centro-sul de Manaus

– Dia 6 – Das 17h50 às 20h20

Fametro, Zona Leste,

Avenida Autaz Mirim, 8.565, Tancredo Neves, zona leste de Manaus.

Referência – A FVS-RCP é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas e atua no monitoramento de doenças no estado. A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus. O contato telefônico da FVS-RCP é o (92) 3182-8510.

FOTOS: Girlene Medeiros/FVS-RCP

LEGENDA: Campanha de Cuidados com Medicamentos e os Riscos da Automedicação iniciou em Manaus nesta quarta-feira (04/05).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *