SES-AM participa de oficina de expansão do Programa Conecte SUS no Amazonas

Profissionais da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) participam, a partir desta terça-feira (03/05), da Oficina de Expansão do Programa Conecte SUS, do departamento de Informática do SUS (Datasus), do Ministério da Saúde (MS). O treinamento está sendo realizado no auditório do hotel Holiday Inn Manaus, na zona sul da capital.

O treinamento on-line e presencial, que será realizado até quinta-feira (05/05), visa apoiar os municípios no uso e disseminação do programa, compreensão do fluxo e das necessidades de atuação nas plataformas do Conecte SUS Cidadão e Conecte SUS Profissional, por parte dos gestores e o corpo técnico das unidades de saúde do Amazonas.

Durante os três dias de capacitação serão discutidos o programa Informatiza Atenção Primária em Saúde (APS), experiências municipais, situação atual do estado na informatização, acesso aos sistemas, o detalhamento das funcionalidades do Conecte SUS, além do esclarecimento de dúvidas técnicas.

De acordo com a chefe do Departamento de Atenção Básica e Ações Estratégias (Dabe) da SES-AM, Viviana Almeida, a oficina tem um papel importante para o cenário atual de implantação do Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC), que está sendo expandido em todo o Brasil.

“O objetivo principal é informatizar o serviço de saúde, essa é a pauta principal do evento, de como melhorar e como fazer para informatizar com qualidade e como utilizar corretamente as plataformas do programa de informação”, destacou.

Na oficina será abordado também o projeto-piloto para a aplicação do Índice de Maturidade Digital dos Estabelecimentos de Saúde (IMDES), que busca realizar o diagnóstico da situação das unidades de saúde no estado em relação à informatização e dados digitais.

“São várias perguntas que os municípios terão que responder como parte do projeto-piloto. O estado vai aderir a essa iniciativa para participação de, pelo menos, três a quatro municípios por região de saúde para termos um diagnóstico da situação de conectividade no estado, e assim termos melhores informações para elaboração de um plano de ação que ajude na transformação digital dos municípios, através da análise dos pontos fortes e fracos desse processo”, disse.

Programação

Hoje, dia 03/05 – Presencial e On-line

10h30 – Governança da Estratégia de Saúde Digital para o Brasil 2020-2028 (ESD28) e o Programa Conecte SUS – Juliana Zinader, coordenadora-geral de Inovação em Sistemas Digitais

11h05 – Mesa-redonda sobre o Programa Informatiza APS, Conecte SUS Cidadão e Conecte SUS Profissional

11h40 – Experiências do Estado do Amazonas na Integração das UBS à RNDS e uso do Conecte SUS Profissional

14h – Ações de Saúde Digital para melhorar o Desempenho no Previne Brasil

14h30 – Situação atual do Estado na Informatização: Avanços e Desafios

▪ Dúvidas e discussões

15h10 – Planejando o Futuro com Inovação

▪ Ferramentas de inovação para o levantamento de necessidades

Quarta, dia 04/05 – On-line

9h – Integração do PEC e-SUS APS na RNDS

▪ Como acessar a RNDS por meio do PEC e-SUS APS (configuração do sistema)

▪ Passo a passo para credenciamento do PEC e-SUS à RNDS via Portal de Serviços

10h10 – Acesso a RNDS/Conecte SUS Profissional pelo PEC e-SUS APS, Detalhamento das funcionalidades do Conecte SUS Profissional e Modelos de Informação disponíveis na RNDS e próximas publicações

▪ Acesso ao Conecte SUS Profissional pelo PEC e-SUS APS

▪ Demonstração das funcionalidades do Conecte SUS Profissional

▪ Modelos de Informação disponíveis na RNDS e próximas publicações

▪ Materiais de Apoio e Suporte para Integração do PEC e-SUS na RNDS

14h – Índice de Maturidade Digital dos Estabelecimentos de Saúde – IMDES

15h – Dúvidas sobre o IMDES

▪ Treinamento

▪ Aplicação do Questionário

Quinta, dia 05/05- On-line

9h – Dúvidas Técnicas sobre o credenciamento do PEC e-SUS APS na RNDS

▪ Como acessar a RNDS por meio do PEC e-SUS APS (configuração do sistema)

▪ Passo a passo para credenciamento do PEC e-SUS à RNDS via Portal de Serviços

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *