Prefeitura de Manaus realiza ‘Dia D, vem pra Obmep você também!’ nas escolas da Semed

Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou, nesta quarta-feira, 20/4, o “Dia D, vem pra Obmep você também!”, em 139 unidades de ensino da rede de ensino, com estudantes, professores, pedagogos e gestores. A programação reuniu aproximadamente 62 mil alunos, que devem participar da primeira prova da 17ª edição da Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), prevista para ocorrer na primeira quinzena de junho.

A ação tem a intenção de informar aos estudantes do 6º ao 9º do ensino fundamental sobre os programas e portais da Obmep. E ainda envolvê-los em um clima olímpico de competição, além de estimular os alunos a participarem mais efetivamente da prova e informar sobre a prova da Olimpíada na 1ª e 2ª fase, além do Programa de Iniciação Científica (PIC) e outros programas e portais do concurso.

Para a coordenadora do Programa Matemática Viva da Semed, Giselle Souza, que realiza a ação do Dia D, o trabalho realizado em toda a rede municipal de ensino tem todo um apoio da secretaria, para que os alunos consigam o melhor desempenho possível na prova.

“No dia de hoje, a maioria das escolas está envolvida na ação, que é uma chamada da Semed para o envolvimento de alunos, professores e a comunidade escolar como um todo para a realização da primeira fase da Olimpíada. Todos estão envolvidos, principalmente professores de matemática, e a pasta curricular está justamente com os assessores das divisões distritais, coordenando esse trabalho, fazendo essa articulação, enviando os materiais, envolvendo os professores para munir os alunos de informações”, comentou.

Ações

A assessora pedagógica da pasta interdisciplinar da Divisão Distrital Zonal (DDZ) Leste 1, Francione Fernandes, disse que a divisão atende 16 unidades de ensino, com aproximadamente 15 mil alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), que vão participar da prova da Obmep. Para ela, é fundamental o apoio pedagógico da divisão nas unidades de ensino.

“A divisão distribui material, define as datas para aplicar esse material para as escolas, por meio dos professores de matemática. A prova tem um objetivo muito claro que é encontrar novos talentos dentro da matemática. E o nosso trabalho da divisão é justamente trazer para esse professor na sala de aula, um material de competência para divulgar para os alunos”, explicou.

A escola municipal Jorge de Rezende Sobrinho, no bairro Tancredo Neves, zona Leste, conta com o total de 923 alunos, do 1º ao 9º ano do ensino fundamental e da EJA, em três turnos. Segundo Nelson Maia, gestor da unidade, a mobilização foi intensa com palestras, conscientização dos professores em sala de aula, cartazes e vídeos motivacionais.

“A maioria não sabia da importância e nem tão pouco sobre a Obmep. Com isso, trouxemos à tona algo que estava escondido no pensamento deles e agora creio que virou uma chave na cabeça, que vai desenvolver um incentivo a participarem para conquistar bons resultados”, disse o educador, que também falou sobre outras ações.

“Este ano estamos com alguns projetos desenvolvidos em prol da matemática, não só para o Obmep, mas para as outras áreas. Com essa parceria agora nessa gestão da secretaria municipal de Educação, professora Dulce Almeida, temos tido alguns êxitos, porque temos alguns materiais que até então, a escola não tinha”, completou. 

Há um ano em Manaus, a venezuelana Ana Valentina Martinez, 14, aluna do 9º ano, não tem muitas dificuldades com a disciplina, mas se esforça muito para conseguir aumentar seus conhecimentos, mesmo ainda tendo dificuldades com o idioma e adaptação ao novo país.

“Não tenho muitas dificuldades para aprender matemática. Às vezes tem algo na matemática que não compreendo, mas procuro de alguma maneira aprender, bem como procurar outra pessoa para me explicar, porque não gosto de ter nota ruim em matemática. Para mim a matemática é tudo na vida”, ressaltou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *