PC-AM alerta sobre golpistas que se passam por integrantes de organização criminosa a fim de extorquir vítimas

A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) alerta a população sobre uma nova modalidade de golpe em que os infratores entram em contato com as vítimas, por meio de um aplicativo de mensagens instantâneas, passando-se por integrantes de uma organização criminosa, a fim de extorqui-las e conseguir dinheiro. O golpe já foi registrado em Itapiranga (a 227 quilômetros de Manaus), Urucurituba (a 208 quilômetros) e outros municípios do Amazonas.

O delegado Aldiney Nogueira, titular da 38ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Itapiranga, informou que os criminosos enviam mensagens de áudio e texto às pessoas, ameaçando-as e alegando que elas os haviam denunciado para a polícia.

“Eles proferem ameaças às pessoas, principalmente comerciantes, e falam que vão atacar os estabelecimentos, fazendo com que fiquem com medo. Em seguida, os criminosos pedem que estas (vítimas) façam transferências de quantias em dinheiro pelo Pix (meio de pagamento eletrônico instantâneo) para uma conta bancária”, explicou o delegado.

A autoridade policial destacou que na delegacia as vítimas são orientadas a não efetuar o pagamento, pois se trata de um golpe. A partir da denúncia e registro de Boletim de Ocorrência (BO), é instaurada uma investigação preliminar pela unidade policial do município.

“Nossa investigação já conta com dois casos, ambos ocorridos nesta terça-feira (12/04). Entramos em contato com outras delegacias de municípios próximos a Itapiranga e Urucurituba, para averiguar se houve registro de casos, e estes relataram já haver ocorrências nesse sentido. Por isso é importante que a população tome conhecimento dessa prática criminosa e esteja atenta”, enfatizou Nogueira.

Conforme o delegado, cada caso está sendo investigado pela delegacia do local onde o crime esteja ocorrendo. Porém, devido ao aumento desse novo tipo de golpe no interior do estado, é possível que haja uma ação integrada de combate a essa nova modalidade criminosa.

Orientação – Nogueira orienta as pessoas que receberem esse tipo de mensagem a não efetuar transferências, depósitos ou qualquer pagamento aos golpistas. Os números de telefone que enviam as mensagens também devem ser bloqueados, e o BO deve ser registrado imediatamente na unidade policial mais próxima.

As pessoas também devem colher o máximo de dados e provas possíveis, como print screen (captura de tela) das conversas e áudios que os infratores enviam a elas, pois isso irá auxiliar a Polícia Civil no decorrer da investigação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *