Programa de medicina preventiva da Unimed Manaus orienta beneficiários sobre como viver bem

Durante todo mês de abril, mês em que se comemora o Dia Mundial da Saúde, a equipe multidisciplinar do programa Viver Bem promove palestras com atividade física e orientações nutricionais

A cooperativa médica Unimed Manaus, pioneira na prestação de serviços médicos hospitalares no estado do Amazonas, mantém um programa de saúde preventiva para ajudar seus beneficiários a vivem bem e reduzir as chances de adoecer.

Nesta terça-feira (07/04), Dia Mundial da Saúde, a equipe multidisciplinar da Unimed Manaus iniciou a programação do mês de abril na Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL-Manaus).


Durante toda manhã, os colaboradores participaram de evento híbrido, virtual – com transmissão pelas redes sociais, e presencial, na sede da entidade, localizada na avenida Djalma Batista, bairro Chapada, zona Centro-sul da capital. A enfermeira Luana Santos Silva, gestora do programa Viver Bem da Unimed Manaus, abriu o evento falando sobre os cuidados preventivos que são disponibilizados pela Cooperativa, principalmente em relação à hipertensão, diabetes, obesidade, além orientações sobre planejamento familiar.


“O programa Viver Bem é composto por uma equipe multidisciplinar. Temos enfermeira, assistente social, psicólogo, nutricionista, educador físico e médico. Desenvolvermos ações para cuidar da saúde de maneira preventiva, para que nosso beneficiário não chegue a ficar doente e ter que vir para o hospital.

Trabalhamos a prevenção à hipertensão, diabetes, obesidade, planejamento familiar. Então, dentro desse programa a gente desenvolve ações especificas para cada grupo de beneficiário”, explica Luana Santos.


Planejamento familiar


A assistente social, Carliana Ribeiro, tratou sobre métodos contraceptivos com os beneficiários da Unimed Manaus, homens e mulheres e o trabalho de orientação que é realizado, antes da tomada de decisão, pela equipe multidisciplinar. Além de tratar individualmente sobre cada método disponível, ela deixou claro que quando o assunto é planeamento familiar ajuda não só o casal a planejar a chegada dos filhos, mas também, a prevenir a gravidez não desejada.


Ela também tirou dúvidas dos colaboradores em relação aos métodos contraceptivos mais usuais, a eficiência de cada um deles e ainda sobre o impacto que cada um deles tem no corpo e na vida de cada um do casal, em especial a laqueadura e a vasectomia.


Ansiedade


A psicóloga Daniela Gouveia, abordou o tema para chamar atenção dos colaboradores da CDL Manaus sobre a importância cuidar da saúde emocional, cuidando do próprio corpo, com pequenos gestos, mudando hábitos, pequenas práticas ao longo do dia a dia.


“Trouxemos uma reflexão sobre a importância de cuidar primeiro da gente, porque, até para cuidar do próximo, nós precisamos estar bem cuidados, afinal, um doente não pode cuidar e outro doente. Então, a gente precisa estar bem para poder ajudar o nosso próximo. Essa é a nossa proposta de adotar um pequeno hábito saudável, uma mudança na nossa vida, que fará toda a diferença”, afirmou.


De acordo com a psicóloga, abordar o tema ansiedade, teve o intuito de conscientizar os colaborardes do CDL Manaus de que é preciso cuidar do próprio corpo, pois, segundo ela, se cuidando, as chances de uma pessoa viver ansiosa, são bem menores.


“Nossa proposta foi trazer uma abordagem sobre a ansiedade, a saúde emocional da população, que hoje está muito adoecida, infelizmente o mundo está ansioso e, a ansiedade reflete no físico. Muitas doenças, são provocadas por um processo de somatização. Nosso corpo está falando que está doendo, que não está bem, mas, a gente não para, a gente não respeita nosso corpo, a gente continuo fazendo o que não é bom, comendo o que não é bom, não praticando atividade física, não paramos um minuto para ter um momento de desestresse. Adotar pequenas práticas simples ao longo do dia, como uma meditação, uma caminhada, uma massagem nos pés, essas atividades são indispensáveis para a promoção da saúde mental, recomendou.


Atividade física


Entre uma palestra e outra, os colaboradores da CDL foram estimulados a se exercitar pelo educador físico do programa Viver Bem da Unimed Manaus, Ivan Moreira Filho. Profissional da linha de frente dos projetos Medida Certa e Mude 1 Hábito, ele ensinou exercícios simples, que podem ser praticados no próprio ambiente de trabalho e que ajudam a se manter saudável.


Durante todo o mês de abril, Ivan vai estar junto ao grupo realizando mais uma edição do Medida Certa, quando são realizadas palestras sobre qualidade de vida, alimentação. “Durante a ação são tiradas as medidas e peso dos beneficiários e elaborado um programa com atividade física e nutricional, durante todo o mês, aí, em maio, entramos com o Mude 1 Hábito”, explicou Ivan Filho.


Qualidade de vida


A gerente administrativo-financeira da CDL Manaus, Rosana Sá, afirmou que para a organização, cuidar da saúde dos colaboradores vai além de oferecer um plano de saúde, tratamento médico. “A gente estimula os bons hábitos, a prática de exercícios físicos, para evitar que aconteça a doença.

Adotamos o método da ginástica laboral, contratamos um personal-traine e, estamos engajados no programa Mude 1 Hábito, proporcionado pela Unimed Manaus”, destacou Rosana, acrescentando que essa é uma atividade “boa até para melhorar a cabeça dos colaboradores e gestores da CDL Manaus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *