Indústria dá sinais de recuperação e aponta para retomada de patamar pré-pandemia

A indústria dá sinais de recuperação. O faturamento real e o emprego cresceram pelo terceiro mês consecutivo e acumulam alta de 6,6% e 0,5% entre novembro de 2021 e janeiro de 2022, respectivamente. Os dados são da Confederação Nacional da Indústria (CNI). 

Entre dezembro do ano passado e janeiro de 2022, o faturamento real da indústria cresceu 2,8%. Já o emprego no setor aumentou 0,1%. Embora destaque que é preciso aguardar antes de falar em recuperação sustentável da indústria, Marco Antonio Rocha, professor do Instituto de Economia e pesquisador do Núcleo de Economia Industrial e da Tecnologia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), afirma que o setor dá sinais de que está se recuperando de forma consistente. 

“Parece que depois da queda que houve com o fim do auxílio emergencial e o pacote de estímulos de enfrentamento da crise sanitária, a indústria voltou a demonstrar alguns sinais de recuperação mais significativa, sobretudo no que se refere ao emprego e à massa salarial paga pela indústria, que já vem apresentando alguns meses seguidos de crescimento, assim como o faturamento”. 

A alta no faturamento, para o professor, indica que a indústria conseguiu acomodar a pressão dos custos e manter as margens de lucro mesmo com a desorganização das cadeias produtivas e a dificuldade para importar, por exemplo. “O emprego industrial é uma boa notícia, ainda que seja um tanto cedo pra dizer se isso vai ser uma recuperação sustentável, sobretudo em relação à conjuntura econômica que a gente vive. A gente ainda tem pressões inflacionárias que vem afetando a capacidade de consumo das famílias e isso também dificulta uma recuperação mais robusta do mercado interno”, analisa. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *