Hospital Delphina Aziz e UPA Campos Salles participam do projeto Guardião Azul

Campanha consiste em ações realizadas em 65 passos sobre gestão sustentável no ambiente hospitalar

O Hospital Delphina Aziz e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Campos Salles, vinculadas à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), participam do projeto Guardião Azul, para impulsionar práticas de preservação do meio ambiente. Na segunda-feira (04/04), foi lançada a campanha “Corrida Ambiental”, uma iniciativa do Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), responsável pela gestão assistencial das duas unidades, que integram o Complexo Hospitalar da Zona Norte (CHZN).

A campanha consiste em ações realizadas em 65 passos sobre gestão sustentável que o Hospital Delphina Aziz e a UPA Campos Salles deverão cumprir ao longo deste ano. Serão realizadas atualizações do posicionamento de cada unidade na corrida, a cada trimestre e de acordo com o número de etapas cumpridas, as unidades receberão selos correspondentes ao seu desempenho, sendo selos bronze, prata e ouro.

De acordo com o diretor executivo do CHZN, José Luiz Gasparini, o projeto vem fortalecer e incentivar práticas para contribuir com a preservação do meio ambiente. “Quando nos preocupamos em preservar o meio ambiente, essas práticas impactam diretamente na qualidade de vida e na saúde das pessoas. A ‘Corrida’ vem colaborar com essas práticas de preservação e de respeito a todas as formas de vida”, afirma.

Etapa – A iniciativa está sendo realizada em 11 unidades de saúde sob a administração do INDSH. Nesta etapa, foi realizada a primeira reunião das comissões e debatidos os temas específicos para a campanha, como questões climáticas, gerenciamento de resíduos, educação ambiental e estímulo à biodiversidade.

As comissões estabeleceram duas propostas: o fortalecimento da campanha interna “Adote um Copo, o meio ambiente agradece” e a sugestão de vários projetos de sustentabilidade que serão trabalhados junto aos colaboradores nas duas unidades.

A data escolhida para início da campanha antecipa o Dia Mundial da Saúde, comemorado na quinta-feira (07/04). O projeto Guardião Azul, uma alusão ao planeta Terra, pretende elevar o patamar da gestão sustentável na saúde, no âmbito de hospitais que atendem exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), e ser uma das maiores iniciativas ambientais da área hospitalar já promovidas no país.

“O INDSH pretende atingir metas ousadas nessa campanha, para fazer jus ao lema de respeito à vida”, explica José Carlos Rizoli, presidente do instituto, em vídeo enviado a cada diretor executivo das unidades.

Sobre o instituto – O CHZN está sob gestão do INDSH desde abril de 2019. O instituto, organização social sem fins lucrativos, foi constituído em 1959, com o objetivo de se tornar referência nacional em gestão hospitalar e de serviços de saúde em geral. Atualmente, o INDSH administra 12 unidades de saúde no país, entre hospitais e UPAs, em quatro estados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *