Prefeitura de Manaus dá início à maratona ‘Inovathon’

Com abertura de cerimônia garantida e o espaço colaborativo de inovação preparado, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), em parceria com o Instituto de Desenvolvimento, Turismo, Cultura, Esporte e Meio Ambiente (IDT-Cema), iniciou, na noite desta sexta-feira, 25/3, a primeira edição do Inovathon i9Manaus 2022, no Casarão da Inovação Cassina, Centro.

Ao todo, foram selecionados 50 participantes que se inscreveram gratuitamente na maratona de inovação, cujo objetivo é promover e incentivar a criação de ideias, projetos, produtos, serviços, empresas, startups ou tecnologias inovadoras, que podem ajudar a promover crescimento e melhoria econômica e social para a cidade e para o país.

Os participantes formarão grupos de no mínimo três pessoas e no máximo cinco, e o evento contou com a participação do secretário da Semtepi, Radyr Júnior, o diretor do IDT-Cema, Daniel Takaki, além dos mentores e das demais equipes participantes.

Com a duração de três dias consecutivos, o Inovathon se estenderá até domingo, 27/3, e terá etapas que vão desde a recepção dos inscritos até o anúncio dos vencedores.

“O ambiente e os recursos estão à disposição de todos. Nós precisamos nivelar Manaus em um outro plano, por isso, pensamos em chamar as pessoas e entregar para elas os produtos com melhor qualidade com a finalidade de consolidar as ideias, a criatividade, as atividades e o empreendedorismo das pessoas. Divulguem o nosso canal, que tem oportunidade oferecida pela Prefeitura de Manaus. Eu tenho certeza absoluta que isso aqui é muito importante para vocês”, salientou o secretário Radyr Júnior.

A maratona é voltada para desenvolvedores, designers, UX/UI, estudantes, universitários, pesquisadores, profissionais de negócios, empreendedores, entre outras especialidades, que tenham ideias inovadoras para criação de startups ou tecnologias.

“Eventos desse tipo são sempre bons, porque você começa apegado na comunidade como um todo, e daí vêm as grandes ideias, que têm muito potencial de crescimento. Então que essas ideias venham a ser produtos ou serviços que são, digamos assim, para contribuir com um ecossistema como um todo, pelo desenvolvimento também da Amazônia. O que a gente espera é que realmente quem esteja participando consiga sair com uma ideia que possa ser executada, que ela realmente seja validada para o mercado. Como mentor é sempre gratificante, porque temos uma troca de experiências”, ressaltou o mentor Leonardo Martyers.

Para o competidor e estagiário em Genética Forense, Hélio Lucas Souza, 22 anos, o curso de Formação de Startups foi uma pré-adaptação para a sua integração no Inovathon.

“Eu acredito que isso aqui tem muito mais a incrementar na minha vida profissional e pessoal, de uma forma diferente. O último evento me abriu ideias e hoje eu estou aqui para botar em prática. O curso é bom demais. Quem não fez, tem que fazer”, declarou.

Prevenção

O evento contará com as devidas medidas protetivas em combate à Covid-19 e demais variantes, a partir das recomendações sanitárias como o uso de máscaras, álcool em gel, apresentação da carteira de vacinação e o distanciamento social.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *