Seap inicia quinta rodada de cursos profissionalizantes aos internos dos CDPMs I e II

Capacitação faz parte do programa Conhecimento que Liberta

Nesta semana, a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), iniciou uma nova rodada de cursos profissionalizantes nos Centros de Detenção Provisórios de Manaus I e II (CDPM 1 e 2) localizados no Km 08 da BR-174. As capacitações são ofertadas por meio do programa Conhecimento que Liberta, visando qualificá-los para terem uma profissão após o cumprimento de sua pena.

Desta vez, 200 internos estão sendo capacitados, sendo 100 do CDPM I e outros 100 do CDPM II. A seleção dos participantes foi feita pela equipe multidisciplinar das unidades, priorizando sentenciados e reeducandos com bom comportamento.

Os cursos são promovidos por meio de parceria entre a Seap e a empresa terceirizada New Life, que também fornece todo o material. Dentre eles estão Barbearia, Elétrica Básica, Letrista e Cartazista, Hidráulica Residencial e Pedreiro Básico, cada um contabilizando carga horária de 40 horas.

As aulas acontecem de segunda à sexta dentro dos pavilhões, sendo divididas em teóricas e práticas por instrutores altamente qualificados. Pela manhã, ocorrem duas turmas e pela tarde três em ambas as unidades. O término está previsto para o dia 22 de março, com direito a certificação de conclusão.

Conforme o secretário titular da Seap, coronel Paulo César, as qualificações ofertadas fazem parte do comprometimento do Governo do Estado e da secretaria em oferecer mais qualidade às Pessoas Privadas de Liberdade (PPLs).

“Ao finalizarem, os reeducandos poderão realizar serviços nas unidades prisionais sempre que solicitados ou até mesmo passar a integrar futuramente o programa de ressocialização da Seap, Trabalhando a Liberdade”, destacou.

O interno Fernando (nome fictício) expressou gratidão pela oportunidade que recebeu para aprimorar seus conhecimentos no curso de barbearia.

“Antes de vir parar aqui, eu já havia feito cortes de cabelo. Agora, com esse curso, espero aprender novas técnicas para me tornar um profissional e quando sair, poder montar uma barbearia para sustentar minha família de forma honesta”, finalizou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *