Prefeitura de Manaus lança Programa Nacional de Inclusão de Jovens

Prefeitura de Manaus lançou, nesta quarta-feira, 9/3, a 10ª edição do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem Urbano), que envolve jovens com faixa etária entre 18 e 29 anos, que não concluíram o ensino fundamental e que são residentes de zonas urbanas. A ação é coordenada pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio de recursos disponibilizados pelo governo federal. O lançamento ocorreu na sede da secretaria, no bairro Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul.

Em Manaus, o programa ocorre desde 2005, e já beneficiou e formou no decorrer de suas edições, aproximadamente 16 mil alunos. Neste ano, a meta é engajar 1.400 alunos nas sete zonas geográficas da cidade.

“Estamos seguindo a determinação do prefeito David Almeida de criar oportunidades para que jovens se insiram no mercado de trabalho. O Projovem Urbano é uma grande contribuição nesse sentido, que fazemos em parceria com o governo federal. Então, os jovens que vão participar do programa terão novas oportunidades na vida, sendo um projeto muito meritório, que equivale à inclusão e resgate de vidas.”, avaliou o subsecretário de Gestão Educacional, Carlos Guedelha.

A duração do curso é de 18 meses, sem interrupções e compreende três dimensões: ensino fundamental, qualificação profissional inicial e participação cidadã. Ao final do curso, o estudante receberá as certificações de conclusão do ensino fundamental e de qualificação profissional inicial.

“O programa é muito positivo na vida dos participantes, temos conosco neste evento ex-alunos, que convidamos para mostrar que a ação funciona realmente. É uma oportunidade única que a Prefeitura de Manaus e a Semed dão aos jovens para se capacitar e ter uma melhor qualidade de vida”, comentou a professora Magna Galvão, coordenadora do Projovem Urbano em Manaus.

Conquistas

O Projovem Urbano mudou por completo a vida do ex-aluno, Fábio Torres, 33 anos, que participou do programa em 2017, realizou a formação no curso de Gestão de Segurança Privada e hoje tornou-se um empresário.

“O programa impulsionou a minha vida a ter uma nova trajetória, porque tudo que conquistei foi graças ao Projovem. Hoje, eu sou proprietário de uma empresa de segurança, no segmento de agente de portaria e conservação e limpeza. Sou muito grato ao Projovem e é uma honra estar participando da abertura das atividades”, enfatizou.

Outro ex-aluno presente foi o Diego Maciel, 32 anos, da turma de 2018, que agora é estudante do ensino superior.  “O Projovem foi fundamental na minha vida, pois me possibilitou voltar a ter o hábito de estudar, porque estava há 10 anos sem estudar. Devido ao programa tive a oportunidade de fazer um curso técnico em eletrônica e agora estou no 3 ° período do curso de Engenharia Elétrica. Meu recado aos futuros alunos é que aproveitem bastante”, disse.

Núcleos

O Projovem Urbano será colocado em prática por meio de sete escolas municipais, onde funcionarão como núcleos. Cada escola atenderá 200 alunos, sendo elas: escola municipal Rodolpho Valle (Redenção); escola municipal Jornalista Sabá Raposo (Monte das Oliveiras); escola municipal Francisca Pergentina (Zumbi dos Palmares); escola municipal Nazira Chamma Daou (Educandos); escola municipal Vicente De Paula (Japiim); escola municipal Dr. Raimundo Nonato Magalhães Cordeiro (Amazonino Mendes). A sétima escola-núcleo ainda está em fase de escolha, por questões técnicas, e será anunciada em breve. As inscrições para participar seguem até o mês de maio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *