Prefeitura irá distribuir guia de prevenção contra HPV nas escolas municipais

Prefeitura de Manaus irá distribuir, a partir das próximas semanas, o guia “Diga sim à vacina contra o Papilomavírus Humano (HPV) – para meninos e meninas” nas escolas da Secretaria Municipal de Educação (Semed). O material, produzido pela enfermeira Marília Muniz, foi lançado nesta quinta-feira, 3/3, pela Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon). O evento marcou, ainda, a abertura do movimento “Março Lilás”, que alerta a população sobre a prevenção ao câncer do colo do útero.

O guia faz parte de um projeto-piloto; e, a princípio, foram produzidas 2.000 cartilhas em língua portuguesa e 500 em língua espanhola. Após a distribuição nas unidades de ensino, a autora do guia ministrará um curso para os professores sobre o material.

O secretário municipal de Educação, Pauderney Avelino, que esteve presente no lançamento, considera que o material levará diretamente aos jovens em sala de aula um conteúdo importante de prevenção.

“Queremos que esse trabalho seja feito com todo cuidado, para que seja de fato uma conscientização. É importante que a vacinação contra o HPV faça parte desse calendário de vacinação que estamos buscando para trazer a imunização, seja da influenza ou da Covid também. Se a ciência oferece essa solução, as pessoas têm que utilizá-las”, completou Pauderney.

Para o diretor-presidente da Fcecon, Gerson Mourão, a parceria entre a Saúde e a Educação é necessária, porque a melhor forma de tratar uma doença é por meio da prevenção. “O ‘Março Lilás’ é marcado por um movimento histórico, porque você só pode erradicar o câncer se for pela via da educação e entendendo que temos hoje a cura para o câncer no colo de útero, que é a vacina. Então não tem como você não usar as escolas para realizar essa orientação”, disse.

Guia
O guia foi elaborado como tese pela chefe do departamento de Prevenção e Controle de Câncer (DPCC/FCecon), Marília Muniz, no mestrado em Enfermagem em Saúde Pública, realizado pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Marília conta que, ao entrar pela primeira vez na Fcecon, ainda como acadêmica de Enfermagem, notou que o problema com o câncer de colo de útero, que afetava pessoas de todas as idades e que a prevenção não era complicada.

“Há cerca de dois anos eu comecei meu mestrado na UEA e tínhamos que elaborar uma tecnologia educacional e foi aí que aproveitamos a oportunidade para criar esse guia ilustrado, para poder a gente desmistificar tudo que tem em torno dessa vacina, da gente incentivar os pais ou responsáveis, além dos adolescentes a tomarem a vacina. Contamos nessa ocasião com a parceria da Semed que se dispôs a levar essa tecnologia para sala de aula e começar um projeto-piloto, indo dos mais velhos até os mais novos, fazendo roda de conversa com o professor para prevenir essa doença que é 100% evitável”.

Distribuição
Nas próximas semanas, o material começa a ser distribuído nas unidades de ensino municipais, entregues diretamente aos professores. O material será utilizado durante as aulas de ciências dos alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental.

De acordo com a assessora pedagógica da Gerência Gerência de Atividades Complementares e Programas Especiais (Gacpe), Lourdes Souza, o objetivo é de levar informações sobre a vacina para os alunos de forma pedagógica, informal e científica. 

“Nós mandamos produzir 2.000 cartilhas em português e 500 em espanhol e vamos fazer essa distribuição por Divisão Distrital Zonal (DDZ), para que elas cheguem às mãos dos professores de Ciências. Depois, os educadores vão receber uma orientação da Marília,  para que possam utilizar em sala de aula com os alunos do 6º ao 9º ano, durante o tempo de aula normal”, finalizou Lourdes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *