Prefeitura encerra curso de especialização em Saúde Pública com defesa pública de TCCs

Prefeitura de Manaus realiza nesta quinta-feira, 24, e sexta-feira, 25/2, sessões públicas de defesa dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs), da 3ª turma do curso de especialização em Saúde Pública com Ênfase na Estratégia Saúde da Família, da Escola de Saúde Pública (Esap), da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). As apresentações serão transmitidas pela plataforma Google Meet a partir das 8h30 e podem ser acompanhadas por meio do link http://meet.google.com/frk-hkvw-kjb.

A apresentação dos trabalhos acadêmicos encerra uma jornada de estudos de 24 meses, que contemplou atividades práticas e pedagógicas, vivenciadas pelos profissionais na rotina das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da Semsa.

Os oito alunos finalistas, que são enfermeiros, assistentes sociais e farmacêuticos, contribuíram de forma significativa no atendimento à população durante o cenário pandêmico vivenciado na capital, quando foram registrados os primeiros casos de Covid-19.

Para a titular da Semsa, Shádia Fraxe, a experiência prática e o aprendizado teórico conquistados pelos profissionais que participaram do curso foram enriquecedores tanto para os alunos, quanto para a rede de Atenção Primária à Saúde (APS).

“Os alunos saem mais fortalecidos desse processo de aprendizado que está embasado na realidade da unidade de saúde. Parabenizo todos os participantes que conseguiram chegar até a etapa final do curso, que todos possam contribuir ainda mais para o fortalecimento do SUS em Manaus”, salienta Shádia.

A diretora-executiva da Esap, Karina Cerquinho, enfatiza que a prefeitura demonstra o seu compromisso social ao fortalecer as ações de formação profissional para o Sistema Único de Saúde (SUS), oferecendo cursos de especialização que aprimoram os serviços de saúde do município. 

“A formação dos profissionais no contexto da APS é uma oportunidade efetiva de melhoria do cuidado e da transformação da realidade da saúde, a partir da reflexão-crítica e imersão dos profissionais nos processos de trabalho na rede municipal de saúde”, pontua.

Parceria

O curso de especialização em Saúde Pública com Ênfase na Estratégia Saúde da Família, foi realizado por meio de parceria entre a Semsa e Universidade do Estado do Amazonas (UEA), que uniram esforços para contribuir para a formação e qualificação profissional, com ênfase na APS, visando à integração ensino-serviço-comunidade, a partir das necessidades sociais e do SUS em Manaus.

Para a coordenadora do curso, Amanda Lins, as parcerias interinstitucionais com as universidades, a exemplo da UEA, permitem a aproximação do ensino à realidade do trabalho.

“A integração ensino-serviço-comunidade se faz a partir da construção de parcerias e o compromisso de contribuir com a qualificação dos profissionais de saúde, aptos para um atendimento mais humanizado e resolutivo para a população”, avalia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *