Prefeitura de Manaus entrega apostilas para estudantes de escolas da zona rural

Para dar sequência ao trabalho de ensino e aprendizagem dos estudantes da educação infantil e do 1º ao 9º ano do ensino fundamental das escolas da zona rural ribeirinha, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou, nesta quarta-feira, 9/2, a terceira entrega de apostilas pedagógicas. Aproximadamente 90 alunos da unidade de ensino Paulo Freire, localizada na comunidade Agrícola Amazonino Mendes, no igarapé Tarumã Mirim, foram beneficiados.

A equipe escolar seguirá com as entregas do material nas casas dos alunos, até sexta-feira, 11/2. As apostilas foram elaboradas pelas professoras da escola para atender os estudantes durante as aulas remotas, contendo todas as disciplinas, obedecendo às diretrizes do currículo escolar.

As aulas presenciais na escola iniciaram dia 10 de janeiro, mas devido ao aumento dos casos da pandemia da Covid-19, foram suspensas no dia 20 do mesmo mês, quando passaram a ser de forma remota. O ano letivo presencial retorna na segunda-feira, 14/2.

Para a assessora pedagógica da Divisão Distrital Zonal (DDZ) Rural da Semed, Ednete Guedelha, o trabalho da divisão é acompanhar o trabalho pedagógico realizado pela unidade de ensino.

“É produzido um conteúdo bem massificado em cima da matéria do nível da criança. Neste sentido, a divisão é responsável por fazer funcionar, por isso, há o monitoramento para que eles possam ser acompanhados. Uma vez na semana os professores vão fazer o acompanhamento para saber se a criança está aprendendo o conteúdo”, explicou.

O diretor da escola, Philip Barbosa, destacou a importância do apoio aos alunos nesse período de aulas remotas, pois o acompanhamento é contínuo para levar uma educação de qualidade dentro da comunidade que a escola atende.

“Nós estamos felizes em poder contribuir com o processo de ensino e aprendizagem dos nossos alunos, que estão sendo contemplados com o material. Isso faz com que os professores sejam motivados a ensinar, mesmo à distância, e mesmo com todo esse período pandêmico que estamos vivendo. Além disso, é uma troca de experiência, pois, a escola em parceria com a família consegue desenvolver esse processo de ensino aprendizagem”, disse.

Morador da comunidade Agrícola Amazonino Mendes, o eletricista Samir Terço Martins, 38, pai do aluno do 7º ano, Samy Maciel Martins, 13, e da aluna do 8º ano, Milena Maciel Martins, 14, ficou satisfeito com o apoio pedagógico da escola, em tempos de pandemia.

“Está sendo bom, porque por meio desse material eles não estão parados, as tarefas estão sendo feitas em casa, onde estamos ensinando um pouco e ao mesmo tempo aprendendo também, junto com eles. Meus filhos não ficam sem estudar, não perdem o ano e por meio dessas apostilas estão aprendendo mais ainda. Eles fazem pesquisa em casa, e isso contribui nesse processo com a ajuda das professoras”, contou.

O aluno do 9º ano, Derick Maciel da Silva, morador da comunidade Agrícola Amazonino Mendes, que recebeu a terceira apostila, disse que esse apoio é fundamental.

“Me ajuda muito, a apostila, porque nesse momento difícil da pandemia, de não poder ir à escola e não se ficar sem estudar, essa apostila é muito boa. Em casa, eu dedico um horário para estudar uma disciplina e o fato de morar perto da escola é bom para ir e perguntar sobre algo que não consegui entender”, completou.  

DDZ Rural

A Divisão Distrital Zonal (DDZ) da Semed, conta com um total de 84 escolas, sendo 36 da zona Rodoviária, 29 do Rio Negro e 19 do Rio Amazonas, atendendo um total de 11.735 mil alunos da Educação Infantil até a Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *