Estudantes da rede municipal de ensino iniciam aulas de forma remota

Prefeitura de Manaus iniciou nesta segunda-feira, 7/2, o ano letivo em escolas da Secretaria Municipal de Educação (Semed), zona urbana e ribeirinha do rio Amazonas, de forma remota, com o programa “Aprender Além da Escola”. Os conteúdos são transmitidos pelo Youtube (https://bit.ly/3J45fIS) e pela TV aberta, por meio de um Termo de Cooperação Técnica com a Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (Seduc).

A previsão é de que as atividades presenciais retornem no dia 14/2 para todas as modalidades de ensino da educação básica. De acordo com o diretor do Departamento de Gestão Educacional (Dege) da Semed, Evaldo Bezerra, as aulas remotas são uma orientação do prefeito de Manaus, David Almeida, e do secretário municipal de Educação, Pauderney Avelino, devido aos recentes aumentos de casos de Covid-19 na cidade.

 “Com esse número elevado de casos de Covid em Manaus, o prefeito David e o secretário Pauderney decidiram que essa primeira semana fosse remota, mas nós já estamos com o planejamento pronto para que no próximo dia 14 as aulas presenciais iniciem com todos os alunos da rede municipal de ensino. Vamos receber os alunos e toda comunidade escolar de forma segura”, destacou Evaldo.

Todos os conteúdos desenvolvidos para os alunos foram elaborados de acordo com o Currículo Escolar Municipal, com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), Referencial Curricular Amazonense e demais legislações vigentes na educação e totalmente desenvolvido pela equipe de educadores da Semed, que fazem parte do Centro de Mídias e Tecnologias Educacionais (Cemteds).

A pequena Sophia Lins, 8, do 3º ano, é aluna da escola municipal Sérgio Alfredo Pessoa, localizada no bairro Presidente Vargas, zona Centro-Sul, e disse que estava ansiosa para o primeiro dia de aula. “Ontem eu quase não dormi. Acordei cedo, tomei banho, me arrumei, tomei café e já fiquei esperando começar a aula que foi de Matemática. Estou ansiosa para voltar a estudar com os meus coleguinhas”, destacou a aluna.

Viviane Souza, mãe da Sophia, disse que torce para que as aulas voltem a ser presenciais, mas reforça que todos os cuidados devem ser seguidos. “Sou totalmente a favor das aulas presenciais, mas sabemos dos cuidados que precisamos ter por conta da pandemia que ainda existe. Minha filha ficou doente, por isso ainda não pode ser vacinada, mas quando acabar o período de 40 dias, ela será imunizada. Vacinar as crianças é muito importante para prevenir a vida dela e das outras crianças e dos professores”, salientou.

Os professores acompanham os alunos por meio de aplicativos de conversa. A educadora Thaisa Neves, do 1º período do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Francisco Pereira da Silva, localizado na rua Japurá, Cachoeirinha, criou um grupo para interagir melhor com os estudantes.

“Estamos utilizando todas as plataformas disponíveis pela Semed, mas eu também preparei algumas atividades lúdicas para esse primeiro dia de aula e para o restante da semana. Com isso as crianças vão poder interagir e se conhecer nesse primeiro momento”, explicou a professora.

Transmissão


O conteúdo das aulas é totalmente inédito e deve ser acompanhado no canal 20.3 para as modalidades da educação infantil e ensino fundamental 1, que corresponde do 1º ao 5º ano, e no canal 20.4 para o ensino fundamental 2 (6º ao 9º) e Educação de Jovens e Adultos (EJA), com reprise no  Youtube no canal do Cemteds  https://bit.ly/3rnG2TI .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *