Wilson Lima e David Almeida inauguram Centro de Testagem da Covid-19, com capacidade para atender 10 mil pessoas ao dia

Governo do Estado cedeu local, testes e apoio técnico, além de médicos, técnicos de enfermagem e farmacêuticos para atendimento

O governador do Amazonas, Wilson Lima, e o prefeito de Manaus, David Almeida, inauguraram, nesta quarta-feira (19/01), o novo Centro de Testagem contra a Covid-19. O serviço passa a ser oferecido nas etapas 1 e 2 do Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques (CCAVV), espaço cedido pelo Governo do Amazonas e que vai ampliar a oferta de testes, com capacidade para atender 10 mil pessoas por dia.

Além de ceder as instalações do CCAVV, localizado em Flores, na zona centro-sul de Manaus, o Governo, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), vai disponibilizar, inicialmente, 14 médicos, 10 técnicos de enfermagem, dois farmacêuticos bioquímicos e 20 servidores para auxiliar no apoio técnico. Para os primeiros dias de funcionamento, o Estado vai repassar 20 mil testes rápidos de antígeno.

A nova estratégia, uma parceria entre o Governo do Amazonas e a Prefeitura de Manaus, visa ampliar a oferta do teste para rastreio da doença, quebrar a cadeia de transmissão do vírus e conter a pressão na rede hospitalar. A testagem é destinada a pacientes com sintomas gripais como coriza, febre, tosse e dor de garganta, de cabeça ou no corpo, conforme orientação da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas).

“A gente tem trabalhado nessa parceria em conjunto com a prefeitura, alertando sobre a necessidade de quem tem os sintomas que procure um Centro de Testagem. E o objetivo principal nosso, dos profissionais da área de saúde, é fazer com que a doença seja rastreada é que se quebre essa cadeia de transmissão. No momento em que aquela pessoa identifica que tem Covid-19 ela precisa ficar isolada para que não transmita para outras pessoas”, frisou o governador.

Na abertura do centro, Wilson Lima destacou, também, que, hoje, mais de 90% dos casos de Covid-19 no Amazonas são de Ômicron.

“Gratidão da prefeitura a essa parceria feita com o Governo do Estado e que tem salvado vidas. E nós vamos continuar diuturnamente nas ruas trabalhando e toda vez que a prefeitura precisar do Governo do Estado eu não tenho dúvida que o senhor irá estender a mão como tem estendido para o interior”, disse o prefeito ao citar que o Estado tem auxiliado a prefeitura em outras ações como os mutirões de vacinação contra a Covid-19.

Estrutura – No Vasco Vasques foram montados 20 pontos de coleta do teste, sendo 10 estações em cada etapa do centro de convenções, com funcionamento das 9h às 19h neste primeiro dia de funcionamento. A partir desta quinta-feira (20/01), será até 17h. Além do teste rápido de antígeno para pacientes com sintomas gripais, haverá atendimento médico para usuários com diagnóstico positivo para Covid-19.

Cada etapa do Centro de Testagem terá capacidade para realizar até 5 mil testes por dia. Com essa iniciativa, o Governo do Estado irá aumentar ainda mais a capacidade de testagem na capital, que atualmente passou de 40 mil testes por mês para 60 mil testes realizados por semana, em média.

A dona de casa Aureci Barros, de 47 anos, procurou atendimento no Centro de Testagem neste primeiro dia. “Eu acho uma excelente iniciativa porque com esse surto que voltou a dar, com certeza vai ajudar muito. Então o Governo está de parabéns”, disse.

Na capital, o teste para diagnóstico da Covid-19 é ofertado à população em 32 Unidades Básicas de Saúde da Prefeitura de Manaus e nas Unidades e Serviços de Pronto-Atendimento (SPAs e UPAs), do Governo do Estado. Nos SPAs e UPAs, o atendimento é voltado a pacientes com sintomas mais graves, como dificuldade para respirar e febre alta. O Estado também oferta a testagem para passageiros que chegam pelas seguintes portas de entradas: Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, Rodoviária e Porto de Manaus.

Fotos: Diego Peres/Secom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *