Manaus em um dia: roteiro com dicas imperdíveis do que fazer na capital amazonense

Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur) elaborou tour de 24 horas com melhores atrativos turísticos da cidade

Cercada pela Floresta Amazônica e rica em cultura e história, Manaus é um centro urbano em meio ao verde da natureza, reunindo um visual e programas de uma grande metrópole com a cultura e costumes indígenas e ribeirinhos. Essa conjunção de atrativos torna a capital amazonense um destino único, e por isso os viajantes que passam pelo Amazonas devem separar ao menos um dia para conhecer a cidade.

Justamente com essa proposta de conhecer Manaus em um dia, a Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur) preparou um roteiro de 24 horas pela cidade, com atrativos turísticos imperdíveis para aqueles que, tendo pouco ou muito disponível, querem aproveitar a cidade ao máximo.

Para começar o dia, um café da manhã reforçado no Mercado Municipal Adolpho Lisboa. Localizado às margens do Rio Negro, no centro da cidade, o Mercado foi inaugurado em 1883 e é o cenário ideal para experimentar os sabores do café da manhã regional, refeição que tem lugar especial na gastronomia amazonense. Destaque para o X-Caboquinho, sanduíche queridinho dos manauaras, com lascas de tucumã (fruta típica da região amazônica), banana frita e queijo coalho. Pedida certa para começar o dia.

Em seguida, caminhe até o Palacete Provincial, prédio fundado em 1874 que reúne cinco museus diferentes: Museu da Imagem e do Som, Museu de Arqueologia, Museu de Numismática do Amazonas, Museu Tiradentes e a Pinacoteca do Estado. Por conter diversas exposições, o espaço cultural é ideal para viajantes que contam com tempo reduzido para passeio. O Palacete funciona de terça a sábado, das 9h às 17h, e para agendar a visita guiada basta acessar o Portal da Cultura (cultura.am.gov.br). A entrada é gratuita.

A próxima parada é o suntuoso e imperdível Teatro Amazonas. Inaugurado em 1896 e localizado no Largo de São Sebastião, é o principal cartão-postal da cidade. Imponente, chama atenção por sua cúpula colorida e pelo seu interior luxuoso, herança dos tempos áureos da borracha. O Teatro funciona de terça a sábado, das 9h às 17h. Todas as visitas ao local são guiadas, e o valor de entrada é R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia). O agendamento da visita precisa ser feito por meio do Portal da Cultura (cultura.am.gov.br).

Para o almoço, o Largo São Sebastião conta com diversas opções de restaurantes que servem os sabores da culinária local. Não deixe de experimentar a deliciosa banda de tambaqui, prato muito apreciado no estado e que encanta por sua explosão de sabor.

A última parada é o Complexo Turístico da Ponta Negra. Localizado na zona oeste da cidade, a 13 quilômetros do centro, o Complexo Turístico conta com uma linda e extensa praia fluvial e uma orla revitalizada, onde é possível caminhar, praticar esportes e admirar a beleza do rio Negro em um dos mirantes que ficam dispostos pela orla.

Uma boa pedida para terminar o dia é dar um mergulho nas águas refrescantes do rio Negro e contemplar o pôr do sol manauara, que tem a fama de ser um dos mais bonitos do Brasil. O acesso à praia é gratuito, e o balneário fica aberto para banho das 9h às 17h.

À noite, vale ainda dar uma esticada para curtir a vida noturna no Centro. O bairro mais boêmio da cidade concentra uma infinidade de barzinhos, além dos tacacás mais tradicionais de Manaus.

Gostou do roteiro? Então tá esperando o quê pra se jogar na experiência que é conhecer Manaus?!

FOTOS: Ivo Brasil e Janailton Falcão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *