João Campelo dá show de gestão em menos de um ano como prefeito de Itamarati

O prefeito de Itamarati, João Campelo (MDB), driblou os problemas enfrentados nos primeiros meses deste ano – como a cheia histórica dos rios amazônicos e os impactos da segunda onda da Covid-19 no estado- e conseguiu dar uma nova cara para o município.

Localizado na Calha do Juruá, quase na divisa com estado do Acre e devido à dificuldade de acesso, Itamarati precisou passar por um choque de gestão com visão estratégica e planejamento, para superar os obstáculos impostos pela distância da capital.

O município foi um dos que mais sofreu os danos causados pela cheia histórica desde ano no Estado. Mais de 3,5 mil pessoas foram atingidas com a subida do rio Juruá. João Campelo fez questão de estar à frente das ações que a prefeitura realizou junto com a Defesa Civil do Estado para amenizar o sofrimento.

“Vivemos dias de muita tristeza no nosso município logo no início da nossa gestão, pois tivemos dois grandes problemas : a cheia avassaladora do rio Juruá e a Covid-19. Graças ao empenho da nossa incansável equipe, superamos. Mas foram dias e noites, andando com a água na cintura para ajudar as famílias que tiveram as casas invadidas pelo rio na sede de Itamarati com equipes atuando também nas comunidades”, lembra Campelo.

João Campelo frisa que, mesmo diante do cenário preocupante, não se deixou intimidar. “Sabia que precisava dar o meu máximo para manter minha equipe motivada a me ajudar a enfrentar duas grandes crises ao mesmo tempo. Depois disso, teríamos que continuar trabalhando para melhorar nossa cidade e é o que estamos fazendo. Itamarati é uma cidade renovada.”

Infraestrutura e iluminação pública

Apesar dos recursos limitados, João Campelo conseguiu revitalizar a cidade. Ruas de diversos bairros foram asfaltadas, a orla e diversos prédios públicos foram recuperados.

Dentre os prédios que passaram por reformas estão: Secretaria Municipal de Proteção e Defesa Civil, Mercado Municipal Raimundo Aleixo da Silva, Previdência Social, Conselho Tutelar, Central de Medicamentos , Centro de Referência de Assistência Social Antônio Carlos de Oliveira, CETAM Raimundo Ramos, Feira Coberta João Dantas, Escola Municipal Francisca Gomes Lobo, Escola Municipal Padre Guilherme, Secretaria Municipal de Assistência Social, Estádio Campelão, Escola Municipal Carlos dos Santos Braga, Escola Municipal, Prof. Juraci Fernandes e Aeroporto.
Até o mês de outubro, 70% da cidade passou a ter iluminação a LED. Mas a meta, segundo adiantou o prefeito, é que até maio de 2022 a iluminação pública de Itamarati seja 100% a LED.

Meio Ambiente

Em novembro, aproximadamente 700 mil tartarugas foram soltas no Rio Juruá. A ação, que já é tradição em Itamarati, faz parte do Projeto Quelônios da Amazônia e ajuda a garantir a sobrevivência da espécie.

Saúde e Assistência Social

Logo no início de seu novo mandato, o prefeito João Campelo encabeçou força-tarefa para combate ao Covid-19 no município. Além da contratação de profissionais de saúde, a prefeitura investiu na estruturação das Unidades de Saúde e fretamento de aeronaves para não faltar oxigênio, adquiriu medicamentos e EPIs.

O Programa Saúde na Escola levou ações de prevenção de doenças como Covid, ISTs e abordou palestras com os temas saúde mental e bullying, entre outros. A UBS Fluvial passou a funcionar regularmente levando atendimento às famílias que moram nas comunidades rurais.

Educação

Os investimentos em Educação garantiram a aquisição de ônibus escolar, materiais permanentes e didáticos para as escolas e também merenda escolar para comunidades rurais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *