Curso Defensoras Populares encerra nesta quinta-feira (16)

Formandas vão multiplicar conhecimento sobre direitos humanos e direito das mulheres

Manaus – A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) encerra, nesta quinta-feira (16), o curso Defensoras Populares. Iniciativa voltada para capacitar mulheres que se destacam como lideranças populares em educação em direitos humanos e das mulheres, principalmente aquelas que lidam com a população em situação de vulnerabilidade no Amazonas.

Organizado pelo Núcleo de Defesa da Mulher (Nudem) da DPE-AM, com apoio da Escola Superior da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (Esudpam), o curso teve o intuito de democratizar o acesso à Justiça e às instituições públicas, fortalecendo a Defensoria na sua relação com a comunidade.

A formação de lideranças femininas também foi um dos propósitos do curso. As participantes serão agentes multiplicadores de conhecimento em suas comunidades e devem encaminhar demandas corretamente para a rede de serviços.

“Tô muito feliz com o encerramento do curso das Defensoras Populares. Foram 1.500 mulheres inscritas em todos os municípios do Estado. Estamos cumprindo a missão institucional da Defensoria Pública de garantir a educação em direitos, e agora essas mulheres que concluem o curso estão capacitadas pra falar sobre direito dentro das comunidades; uma mulher ajudar a outra. E quando a gente fala para mulheres, nós estamos trabalhando a questão da família, a proteção à família, então essa é a parte mais importante do curso, mulheres conhecendo seus direitos, mulheres protegendo a família, Defensoria Pública cumprindo a função institucional de educar em direitos. E para aquelas pessoas que não tiveram oportunidade de se inscrever em virtude da lotação das 1.500 vagas, os vídeos das aulas estão disponíveis gratuitamente no YouTube da Defensoria Pública para quem quiser ter acesso, ter informação e conhecer os seus direitos”, disse Carol Braz.

Metodologia do curso

O curso ‘Defensoras Populares’ teve início no dia 28 de setembro e foram realizadas 10 aulas, uma vez na semana, com duração de duas horas. As aulas ocorreram em formato telepresencial e on-line para a capital e o interior do Amazonas, com transmissão por meio do Centro de Mídias da Secretaria de Estado de Educação (Seduc). Nas duas modalidades o curso foi transmitido pelo canal da Defensoria no YouTube.

Rodas de conversas, aulas teóricas, mostra de filmes, exposições artísticas e visitas à Defensoria Pública, delegacias de polícia, Assembleia Legislativa e Câmara Municipal integraram a programação do curso.

As alunas receberão certificados e carteira de defensoras populares, emitidas pela Esudpam.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *