Megavacinação: Carreta da Vacina Amazonas encerra primeiro dia com mais de 780 doses aplicadas

A unidade móvel está instalada na Praça da Polícia e seguirá no local até 23 de dezembro, funcionando das 9h às 16h

A Megavacinação contra a Covid-19 em todos os 62 municípios do Amazonas iniciou, nesta quarta-feira (08/12), com a abertura sendo realizada em Manaus, na Praça Heliodoro Balbi – Praça da Polícia, no Centro, com o lançamento da Carreta da Vacina Amazonas, unidade móvel de vacinação que ficará no local até o dia 23 deste mês. No primeiro dia de vacinação no posto itinerante foram aplicadas mais de 780 doses de vacina contra a Covid-19, entre 9h e 16h.

A Carreta da campanha Vacina Amazonas faz parte da nova estratégia do Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura de Manaus, de ofertar a vacina cada vez mais próximo da população. Após o dia 23 de dezembro a Carreta irá percorrer os bairros da capital que apresentam baixa cobertura vacinal. A Megavacinação, coordenada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-AM), também iniciou nos 61 municípios do interior do estado com a meta de aumentar a cobertura vacinal em até 20%.

“Até o dia 23 deste mês a carreta vai estar na Praça da Polícia. É um período estratégico de grande movimentação de pessoas no Centro, para fazer as compras de Natal e de Final de Ano. Nosso objetivo é levar a vacina contra a Covid-19 o mais próximo da população para aumentar a cobertura vacinal. No interior também traçamos estratégias importantes para oportunizar a vacinação. Não deixe de completar o seu esquema vacinal. A nossa arma contra a Covid-19 é a vacina. Vacine-se”, afirmou o secretário de Estado de Saúde do Amazonas, Dr. Anoar Samad.

A ação de vacinação tem o objetivo de incentivar a população a completar o esquema vacinal, seja com a segunda dose ou com a dose de reforço, e sensibilizar quem ainda não tomou nem a primeira dose do imunizante. A Megavacinação é uma parceria do Governo do Amazonas, Ministério da Saúde (MS), Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) e prefeituras municipais.

Registro da vacinação– O Governo do Estado, também em parceria com o MS, vai desenvolver ações para qualificar e ampliar o registro da vacinação em 21 municípios do Amazonas, no período de 10 a 22 de dezembro.

Após levantamento realizado pelo Governo do Estado, foram identificados os municípios que têm o maior índice de ausência de registros de vacinação, ou seja, os que menos registram a aplicação das vacinas contra a Covid-19.

Os municípios são: Manaus, Parintins, Santo Antônio do Içá, Tapauá, Jutaí, Maués, Amaturá, Carauari, Iranduba, Apuí, Benjamin Constant, Manicoré, Nova Olinda do Norte, Itacoatiara, Fonte Boa, Borba, Maraã, São Paulo de Olivença, Manacapuru, Tabatinga ePresidente Figueiredo.

Outras estratégias – Equipes da SES-AM e da FVS-RCP vão se deslocar para os municípios de Autazes, Codajás, Iranduba, Manacapuru, Nova Olinda do Norte, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva e Tefé para auxiliar na intensificação da vacinação. O objetivo é alcançar os bolsões de pessoas não vacinadas suscetíveis ao coronavírus nas áreas rurais dos municípios.

Para esta ação, o Estado conta com um plano operacional feito por cada município para ser executado no prazo de 60 dias, com o apoio do Governo do Estado e do Ministério da Saúde.

De acordo com dados da SES-AM, 64% dos municípios do Amazonas possuem população rural maior do que a urbana, sendo necessário priorizar ações para alcançar estas pessoas.

FOTOS: Bruno Zanardo/Secom e Rodrigo Santos/SES-AM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *