Prefeito David Almeida inaugura primeiro Cime de educação integral da sua gestão

O prefeito David Almeida, inaugurou, nesta sexta-feira, 3/12, o Centro Integrado Municipal de Educação (Cime) Lúcia Melo Ferreira Almeida, no Novo Aleixo, zona Norte. Este é o primeiro da rede municipal de ensino, na modalidade de educação integral, e vai atender mais de 700 crianças na educação infantil e no 1º ao 5º ano do ensino fundamental.

De acordo com David Almeida, a escola vai se tornar um centro de influência social. “Esse prédio vai se tornar um centro de influência social no bairro, é daqui que vão espalhar conhecimentos. Esses professores têm nas mãos os maiores tesouros, os diamantes que precisam ser lapidados que são as nossas crianças. Nós estamos fazendo a nossa parte, construindo esse belo complexo educacional, para que daqui surjam os novos governantes ou líderes dessa cidade e do estado”, disse.

Já o secretário de Educação, Pauderney Avelino, afirmou o compromisso que a gestão atual tem com a educação e que as mudanças que aconteceram em menos de um ano já fazem diferença na vida dos alunos e professores.  

“Essa gestão está entregando para a educação pública de Manaus, escolas de qualidade, bem construídas, que possam receber os nossos alunos com merenda escolar de qualidade. Esse Cime é mais uma novidade na nossa gestão, pois é o primeiro da educação integral que vai fazer ensino de qualidade, porque as escolas desse nicho são de alto padrão em Manaus, que só ganha. Essas mudanças fazem uma enorme diferença na vida dos alunos e professores”, afirmou Pauderney.


O Cime Lúcia Melo Ferreira Almeida, atende as exigências estabelecidas pela Lei nº 2.604, de 24 de abril de 2020, publicado no Diário Oficial do Município de Manaus (DOM), na edição 4825.  

A obra é uma das ações do Projeto de Expansão e Melhoria Educacional da Rede Pública Municipal de Manaus (Proemem), que tem como objetivo geral expandir a cobertura e melhorar a qualidade da educação infantil e do ensino fundamental na rede municipal de Manaus, sendo parcialmente financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (Bid).

Estrutura

A nova unidade deve dispor de um corpo docente de 30 professores, equipe administrativa composta por diretor, secretário, pedagogos e administrativos, além de terceirizados, auxiliar de serviços gerais e merendeiras. A estrutura física contará com área de espaço compartilhado, diretoria, secretaria, auditório, quadra coberta, vestiários (masculino e feminino), vestiários com acessibilidade (masculino e feminino), reservatório e estação de tratamento de esgoto, com um total de 22 salas de aula, sendo 10 para a educação infantil e 12 para o ensino fundamental.

Além de biblioteca, laboratório de informática, possui dez salas de referência, banheiros para acessibilidade, playground, arquivo, cozinha, copa, depósitos, almoxarifado, área de serviço, sala multiuso, paneleiro, depósito de material didático, sala de música, banheiros para estudantes (masculino e feminino), brinquedoteca, entre outros.     


“Essa é uma estrutura de excelência para receber nossos alunos a partir do próximo ano letivo. Aqui nossos estudantes terão uma educação de qualidade, que vai transformar a vida deles na educação infantil e no ensino fundamental, do 1º o 5º ano”, disse o gestor da unidade, Welbert Almeida.

Homenageada


Lúcia Melo Ferreira Almeida foi primeira-dama do Estado do Amazonas em 2016, bacharela em direito, funcionária pública, bibliotecária e professora. Nasceu em Manaus, no dia 17 de fevereiro de 1978. Provinda de uma família humilde e simples, filha de um nordestino oriundo do Maranhão, o senhor Domingos Raimundo Silva Ferreira e de uma professora manauara, a senhora Irene Melo Ferreira, foi a primogênita de três irmãos. Herdou de seus pais o esmero, a serenidade, leveza, humildade, altruísmo e sabedoria.

Começou os estudos na escola municipal Saci Pererê, depois iniciou o ensino fundamental na escola municipal Vicente de Paula e finalizou, ainda o fundamental, na escola estadual Major Silva Coutinho. Pensando em passar no vestibular público, seus pais não mediram esforços para dar o melhor ensino médio, na época, no Instituto Adventista de Manaus (IAM), localizado no centro de Manaus, no qual também incluiu o magistério no seu diploma, ficando apta a dar aula.  

Passou no vestibular da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) para biblioteconomia. Quatro anos depois, deu início ao tão sonhado curso de direito no Centro Universitário do Norte (Uninorte), concluído em 2013.  

Lucia caminhava de aproximadamente cinquenta minutos, de sua casa até a escolinha Sonho Infantil, para trabalhar como professora. Ela também deu aula de inglês, na escola estadual Major Silva Coutinho. Posteriormente, estagiou no Pronto Socorro da Criança, na zona Sul, e em seguida atuou como secretária na clínica Doutor Deodato de Miranda Leão.  

Em 2007, foi servidora pública na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas. Lúcia Melo Ferreira Almeida, esposa do prefeito David Almeida, faleceu no dia 4 de dezembro de 2019.

Para Luana Melo Ferreira, irmã da homenageada, é uma grande honra ter o nome da irmã em uma escola. “Toda nossa família está muito grata com essa homenagem, já que Lúcia era muito envolvida com a educação. Ela tinha o sonho em fazer mestrado na área da educação, mas Deus não permitiu e quis levá-la para perto dele, mas com essa escola estamos concretizando esse sonho, e eternizar o nome da Lúcia. Ela deve estar muito feliz”, falou emocionada Luana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *