‘Gol do Brasil’: Governo do Amazonas certifica 40 profissionais da educação

Participantes receberam das mãos do governador Wilson Lima os certificados de participação do projeto

O Governador Wilson Lima entregou, nesta segunda-feira (29/11), 40 certificados a profissionais da educação que participaram das atividades do projeto “Gol do Brasil”, da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) Social. Durante três dias, eles participaram de um treinamento voltado às técnicas do esporte e habilidades de vida. A certificação foi realizada na inauguração do Centro Educacional de Tempo Integral (Ceti) Dariana Correa Lopes, na zona norte de Manaus.

O projeto é promovido pela parceria entre o Governo do Amazonas e CBF, com o apoio da Federação Amazonense de Futebol (FAF).  Os 40 participantes – incluindo servidores da rede estadual de ensino e da Prefeitura de Autazes – iniciaram a qualificação na última quinta-feira (25/11), no Centro de Convenções Vasco Vasques, divididos em duas turmas. No último domingo (28/11), os profissionais treinaram 200 alunas na Arena da Amazônia. 

“Esse é um programa tocado pela CBF, que tem como foco, desenvolver uma série de virtudes e habilidades em estudantes da rede pública do Amazonas, incluindo os municípios de Autazes e Tefé. O projeto não é só voltado para a questão do futebol, o nosso principal objetivo é formar cidadãos, é manter esses jovens afastados das drogas, da violência, é fazer com que esses jovens tenham perspectivas, tenham possibilidades”, destacou o governador, Wilson Lima. 

À frente de uma escolinha de futebol, no município de Autazes, o professor Domingos Claudionor enfatizou os benefícios que iniciativas como essa causam no desenvolvimento dos alunos.

“Sou morador de Autazes, estou aqui no projeto Gol do Brasil, convidado pelo governador Wilson Lima, que está dando oportunidade para o nosso município. Nós só temos que agradecer. Se Deus quiser, nosso projeto pode dar início esse ano, né? Essa capacitação é de suma importância para que nós possamos trabalhar com crianças e adolescentes, e possa dar um futuro melhor para cada um deles tanto na escola como no futebol”, comentou Domingos.

Inspiração – A jogadora da Seleção Feminina de Futebol Marta Silva compareceu à inauguração do Ceti Dariana Lopes, onde os profissionais receberam os certificados. Ela enfatizou que a união do esporte e da educação podem mudar vidas.

“Durante esta temporada no Amazonas, a CBF em, parceria com o Governo do Amazonas lançou, uma série de projetos sociais voltados à jovens e crianças. E digo a vocês, aproveitem estas oportunidades e não esqueçam agreguem sempre o esporte à educação, pois é assim que a gente vai ter um futuro melhor e um país mais justo”, opinou a 

Gol do Brasil – O governador Wilson Lima assinou, no dia 29 de outubro, um Termo de Cooperação Técnica com a CBF para levar o Projeto Gol do Brasil, que é uma ação social da confederação voltada para crianças e adolescentes de 6 a 17 anos em situação de vulnerabilidade.

O projeto é norteado pelas dez habilidades de vida preconizadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS): autoconhecimento, relação interpessoal, pensamento crítico e criativo, empatia, resolução de problemas, tomada de decisão, lidar com emoções e com o estresse e comunicação eficaz. A meta é desenvolver cidadãos preparados para a vida além dos gramados, por meio do futebol.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *