Prefeitura apresenta projetos inovadores da Manaus Previdência em evento nacional

Prefeitura de Manaus, por meio da Manaus Previdência, apresenta, nesta segunda-feira, 22/11, a defesa de dois projetos concebidos por seus servidores, durante o 12º Prêmio Aneprem (Associação Nacional de Entidades de Previdência dos Estados e Municípios). A cerimônia acontece nesta noite, no Armação Resort Porto de Galinhas, na cidade de Ipojuca (PE), e terá a presença de várias autoridades e gestores de Regime Próprio de Previdência Social (RPPS).

O corpo técnico terá um tempo para avaliar a defesa dos projetos e, após isso, os vencedores finais serão anunciados. O primeiro é o Projeto Acolher, idealizado pela psicóloga Stéfani Dias, que terá seis minutos para apresentá-lo à plateia. A servidora da Manaus Previdência e sua equipe, conceberam a ideia durante a segunda onda da pandemia da Covid-19, em razão do crescimento no número de pensões por morte. O Acolher disputa o primeiro lugar na categoria “Segurados”, com um projeto social desenvolvido pelo Instituto de Previdência do Mato Grosso (MTPrev).

O Acolher consiste em um programa de orientação ao pensionista, bem como oferece suporte psicológico aos participantes para lidar com o processo de luto de forma mais equilibrada e saudável. O trabalho inicia com triagem por meio de entrevistas e é estruturado em encontros semanais na modalidade virtual, dinâmicas de grupo e suporte on-line.

“O Projeto Acolher surgiu da sensibilidade em perceber que o pensionista chega ao órgão previdenciário em uma vivência diferente da do aposentado”, explicou Stéfani.

O segundo projeto apresentado será o Sistema de Agendamento Eletrônico (Sagem), que concorre ao 2º lugar na categoria “Transformação Digital”. A ideia foi concebida em 2020 pela equipe de Tecnologia de Informação da Manaus Previdência, sob a coordenação do servidor Heron Moura, que apresentará a ideia durante três minutos.

O sistema permite aos segurados e beneficiários, agendar de forma eletrônica dezenas de serviços oferecidos pela Manaus Previdência, por meio de uma aplicação que opera tanto em computadores como em dispositivos móveis (como smartphones e tablets). O Sagem concorre com o projeto RPPS Digital, da Rio Preto Prev, do município de São José do Rio Preto (SP).

A diretora-presidente da Manaus Previdência, Daniela Benayon, celebra as indicações aos prêmios como uma evolução do trabalho desenvolvido pela autarquia.

“Os objetivos do prêmio são estimular, reconhecer e premiar as unidades gestores de regimes próprios, bem como os representantes legais das unidades federativas, que mais desenvolveram boas práticas de gestão, por meio de ações baseadas na transparência, equidade, ética, gestão corporativa e social, além de responsabilidade”, reforçou.

Em 2019, a Manaus Previdência ficou em 2º lugar no 10º Prêmio Aneprem, na modalidade “Inovação”, com o projeto “Pensando o Futuro”, que teve início em 2018, baseado na educação previdenciária, que prepara os adolescentes e jovens, entre 16 e 24 anos incompletos, pensionistas da Manaus Previdência.

A Aneprem promove esta premiação anualmente para reconhecer os destaques do trabalho desenvolvido pelos institutos de previdência dos estados e municípios brasileiros, que atualmente são 2.150 mil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *