Presença dos pais na UTI Neonatal ajuda na recuperação e reduz o tempo de internação dos bebês prematuros

Para celebrar o “Outubro Roxo”, Unimed Manaus promove evento para estimular com o toque terapêutico e o contato pele a pele dos pais com o bebê prematuro, assim que ele tenha condições clínicas, mostram resultados surpreendentes

Evento organizado pela Unimed Manaus, nesta quarta-feira (17/11), reuniu no auditório Osvaldo Gesta, localizado no complexo hospitalar da instituição, na avenida Constantino Nery, zona Centro-Sul da capital, médicos pediatras, enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistentes sociais, fisioterapeutas e fonoaudiólogos para tratar sobre a prematuridade e estimular a presença dos pais na UTI.
O evento, organizado pela médica pediatra neonatologista Regina Sodré Fernandes, responsável técnica da UTI Neonatal e do Posto de Coleta e Processamento de leite humano da Maternidade Unimed Manaus, faz parte da programação do “ Novembro Roxo”, campanha internacional de sensibilização para a prematuridade, e que tem por objetivo de alertar sobre o crescente número de partos prematuros, orientar sobre como prevenir e informar a respeito das consequências do nascimento antecipado para o bebê, para sua família e para a sociedade.
Abrindo a roda de conversa, Regina Sodré chamou atenção para o tema deste ano da campanha que orienta a “separação zero” entre mãe e filho prematuro, uma pratica que, segundo informou já vem sendo estimulada pela equipe de profissionais da Maternidade Unimed Manaus. “O contato precoce iniciando com o toque terapêutico e o contato pele a pele com a mãe ou pai, assim que o bebê tenha condições clínicas, é fundamental para a recuperação dos bebês e, fortalecimento dos lanços familiares e, principalmente, redução do tempo de internação na UTI”, orienta Regina Sodré Fernandes.
A fisioterapeuta Sheila Gama e fonoaudióloga Georgeth Míglio trataram sobre o posicionamento do bebê na incubadora e as terapias utilizadas baseadas no método canguru, banho, pesagem e a importância do aleitamento materno para o bebê prematuro. Utilizando um encosto que imita o formato da barriga da mãe, Sheila demonstrou a maneira correta de movimentar o bebê no berço da UTI. A posição dorsal é a mais recomenda, segundo ela.
A assistente social Izandra Matos, coordenadora do Serviço Social da Unimed Manaus, explicou que pais e bebês recebem atenção integral, levando em conta todos os aspectos biopsicossocial. “Trabalhos para dar cidadania aos bebês e aos pais”, afirmou.
A equipe técnica do posto de coleta de leite humano da Maternidade Unimed Manaus, a primeira unidade da rede particular de saúde a implantar esse serviço, abordou a importância do leite materno da própria mãe para o bebê prematuro, lembrando que a nutrição tem um papel fundamental para a recuperação dos bebês.
“As evidências apontam que o melhor alimento para nutrir os prematuros é o leite materno de suas próprias mães. A composição diferenciada do leite das mães de prematuros torna o produto mais adequado às necessidades nutricionais e imunológicas dos recém-nascidos”, explicou Regina Sodré. A segunda opção é o leite de Banco de Leite Humano (BLH).
Confraternização
Durante o evento, profissionais da equipe assistencial da Unidade Neonatal da Maternidade Unimed Manaus, pais e bebês nascidos prematuros no hospital tiveram a oportunidade de pôr a conversa em dia, uma espécie de confraternização que acontece anualmente, desde 2013, quando foi criada a Unidade Canguru.
Muitos mães e pais presentes ao evento compartilharam suas experiências e comemoram a evolução de seus filhos, que hoje, não lembram nem de longe o aspecto de fragilidade de quando nasceram, como contou Ingrid, mãe da pequena Geórgia, que chegou ao mundo ainda na 32ª semana de gravidez. “Foram momentos de muita angustia, mas graças a equipe da UTI Neonatal da Unimed Manaus, passamos por tudo e saímos vitoriosos. A doutora Regina foi um anjo na nossa vida”, compartilha Ingrid ao lado Rolf, que, com Geórgia no colo, enxuga as lágrimas da esposa.
Marcia Raquel Guimaraes, mãe de Benicio, que também chegou antes da hora, preparou um vídeo, exibido durante o evento para compartilhar sua experiência de mãe de prematuro e o tratamento recebido da equipe Neonatal da Unimed Manaus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *