Prefeitura de Manaus realiza 1ª Mostra de Dança Literária da educação infantil em escolas da zona Sul

Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou nesta quarta-feira, 17/11, a primeira “Mostra de Dança Literária: 1,2, 3 e já li, pintei e criei… Agora, vou dançar!”, com alunos da educação infantil. O objetivo foi desenvolver momentos de interação entre as crianças com histórias que estimulam a criatividade, oralidade, imaginação, percepção visual e auditiva, além de despertar o gosto da leitura.  O evento ocorreu no auditório da Fundação Matias Machline, no Distrito Industrial, zona Sul.

A Mostra contou com a participação de 280 crianças de 31 unidades de ensino da educação infantil, entre creches, Centros Municipais de Educação Infantil (Cmei) e escolas mistas, que atendem alunos da educação infantil e ensino fundamental, gerenciadas pela Divisão Distrital Zonal (DDZ) Sul, que em setembro iniciou o projeto “Super Leitores Infantis! Passeando pelos Clássicos Infantis”.

Para a chefe da DDZ Sul, Jecicleide Nascimento, o projeto é uma forma de trabalhar a literatura de várias formas, em que as crianças participam e vivenciam histórias clássicas da literatura infantil. “As crianças produziram um material didático da literatura infantil e a partir disso desenvolveram inúmeras atividades didáticas, na quais foi trabalhado o lúdico. Tudo isso foi construído nas escolas e hoje estão apresentando o resultado, por meio da dança e apresentação teatral”, comentou Jecicleide.

O projeto foi inspirado no trabalho realizado pelo Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Olavo Bilac, no Parque das Nações, com a confecção do “Livro Gigante”, que consolida a ação iniciada por meio de contação de história na sala de aula.

Para a apresentação na Mostra, cada escola escolheu uma turma para participar do evento com apresentações de clássicos literários infantis, por meio de dança e apresentação teatral como o “Casamento da dona baratinha, A Bela e a Fera, Anastácia, Branca de Neve, A árvore que não queria ser árvore”, entre outros.

A escola municipal Luzenir Farias Lopes, localizada no bairro São Sebastião, apresentou em dança a história “Festa no Céu”, com crianças do maternal 2. “Na creche, desenvolvemos cinco trabalhos, e para a Mostra nós escolhemos a ‘Festa no Céu’. Essa é uma forma de promover às crianças uma experiência junto com a literatura e a dança, e aqui estão as crianças que mais se divertiram durante toda a execução do projeto”, informou a gestora da creche, Tathiane Cunha.

Já a pequena Yasmim Valentina dos Santos, 4, do 2º período no Jardim da Infância Casa da Criança, no Centro, apresentou o musical “A Bela e a Fera”, e disse que aprendeu direitinho a história. “A Fera estava brava com a Bela e com o pai dela, por isso ele (Fera), trancou o pai da Bela no castelo, que trocou de lugar com ele, no final a Bela e a Fera se apaixonaram”, contou Yasmim, que falou ainda sobre a dança.

“A nossa dança foi muito bonita, gostei muito. Eu não fiquei nervosa porque estava com as minhas amigas e nós ensaiamos muito”, completou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *