Dia D para o Saeb: escola da zona oeste participa de mobilização

Prova será nos dias 22 de novembro a 10 de dezembro

O “Dia D para o Saeb” mobilizou pais e responsáveis para a Escola Estadual Senador Flávio da Costa Brito, na zona oeste de Manaus, e reforçou a importância das provas para a rede pública estadual. Na escola, o acompanhamento e as orientações vêm ocorrendo desde a última prova, realizada em 2019, e foram intensificados nesta quinta-feira (11/11).

Na avaliação, a escola detém uma das melhores médias na nota da avaliação na capital, com 7.1. A nota é resultado do trabalho contínuo com os estudantes e os pais realizando reuniões, auxílio de como desenvolver o diálogo, além de prêmios para incentivar a assiduidade dos estudantes.

Laelia Rocha, mãe da aluna Letícia do 5° ano do Ensino Fundamental, afirma que as orientações são constantes e o reforço em casa é necessário.

“Os professores estão sempre nos avisando sobre tudo, eles têm feito avaliações diárias, e minha filha chega em casa falando sobre as provas. Com isso, eu e seu pai a incentivamos nos estudos, principalmente em matemática e português. Na última prova ela ficou em terceiro lugar da escola toda”, conta.

A gestora da escola, Miriam Lima, reforça que o preparatório para as avaliações vêm sendo realizado por meio de simulados.

“É um preparo que a escola vem fazendo continuamente. Nós fazemos pré-simulados da mesma maneira que acontece no Saeb, onde um outro professor é convidado para aplicar a avaliação e os alunos realizam tudo conforme a data. Isso é nossa forma de deixá-los mais relaxados e acostumados com tudo”.

Saeb – O sistema é um conjunto de avaliações externas em larga escala que permite ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realizar um diagnóstico da educação básica brasileira e de fatores que podem interferir no desempenho do estudante, por meio de testes e questionários, aplicados a cada dois anos na rede pública.

O resultado da avaliação é um indicativo da qualidade do ensino e oferece subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais com base em evidências.

As médias de desempenho dos estudantes, apuradas no Saeb, juntamente com as taxas de aprovação, reprovação e abandono, apuradas no Censo Escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *